NOS avança com nova fase de cobertura 5G nos metros de Lisboa e Porto

- Publicidade -

A NOS prossegue com a instalação de 5G nos metros de Lisboa e Porto, com várias fases de implementação a aproximarem-se da conclusão.

Depois da Vodafone, também a NOS avançou com um novo reforço da rede 5G nos principais sistemas de transporte subterrâneo do país, numa etapa que coincide com a conclusão dos trabalhos na Linha Amarela do Metro de Lisboa e com a fase final da expansão no Metro do Porto.

Após ter instalado esta tecnologia na Linha Vermelha, a empresa prepara-se para garantir que toda a Linha Amarela esteja abrangida até ao final de dezembro, começando pelas estações do Rato, Marquês de Pombal, Picoas, Saldanha e Campo Pequeno. De resto, decorrem já intervenções que permitirão, a partir de 2026, alargar a cobertura às Linhas Azul e Verde da capital.

No Porto, o processo segue igualmente para a reta final, com a previsão de que todas as linhas fiquem equipadas com 5G ainda este ano. O objetivo passa por uniformizar a experiência de quem utiliza diariamente estes serviços, num momento em que a empresa afirma garantir cobertura de nova geração a 99% da população portuguesa.

A responsável pela engenharia de redes, Judite Reis, refere que a complexidade técnica de instalar 5G em estruturas subterrâneas obriga a operações cuidadosamente planeadas e dependentes das janelas de manutenção disponibilizadas pelos operadores dos sistemas de metro.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados