A Nintendo revelou que a Switch 2 já vendeu mais de seis milhões de unidades em todo o mundo, apenas sete semanas após o lançamento.
A Nintendo Switch 2, a nova consola híbrida da Nintendo lançada a 5 de junho, foi a principal alavanca de crescimento da Nintendo durante o primeiro trimestre do ano fiscal, encerrado a 30 de junho. De acordo com o mais recente relatório financeiro, a Nintendo Switch 2 vendeu 5,83 milhões de unidades até ao final do mês, mas a empresa confirma que o número já ultrapassou os seis milhões em vendas efetivas ao consumidor desde então.
Com procura ainda superior à oferta em vários mercados, a Nintendo reconhece que está a reforçar a produção para fazer face à escassez. Os dados revelam que, em apenas quatro dias após o lançamento, a consola vendeu 3,5 milhões de unidades, o que representa o melhor lançamento de sempre de uma consola da marca. Os dados revelam também a divisão regional das vendas no trimestre, com 2,08 milhões de unidades vendidas nas Américas, 1,4 milhões na Europa, 1,27 milhões no Japão e 1,13 milhões noutras regiões.
O desempenho comercial da da Switch 2 foi impulsionado pelo seu primeiro jogo exclusivo de lançamento, Mario Kart World, que já soma 5,63 milhões de cópias vendidas, incluindo unidades compradas individualmente e como parte de bundles com a consola. Já no total, os jogos desenvolvidos para a Switch 2 atingiram os 8,67 milhões de unidades vendidas. A Nintendo sublinha ainda que alguns jogos originalmente lançados para a Switch original, como Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Party Jamboree, continuam a registar vendas positivas graças à retrocompatibilidade com o novo sistema.
Apesar da chegada da nova geração, a Nintendo afirma que as vendas da consola original se mantêm “estáveis”, embora tenham caído 53,5% face ao ano anterior. Foram vendidos 980 mil sistemas Switch no último trimestre, elevando o total acumulado da plataforma para 153,2 milhões de unidades desde 2017. Já as vendas de software da Switch recuaram 20,4% face ao mesmo período do ano passado, totalizando 24,4 milhões de unidades.
A nível financeiro, a Nintendo apresentou um crescimento acentuado nas receitas: ¥572,3 mil milhões (cerca de 3,3 mil milhões de euros), um aumento de 132,1% face ao primeiro trimestre de 2024. O lucro operacional subiu 4,4%, atingindo os ¥56,9 mil milhões (cerca de 330 milhões de euros), enquanto o lucro líquido cresceu 18,6% para ¥96 mil milhões (aproximadamente 560 milhões de euros). A única queda significativa foi no lucro ordinário, que recuou 15,6%.
Em contraste com os bons resultados do hardware e dos jogos, as vendas digitais caíram 13,5% em termos homólogos, fixando-se nos 69,8 mil milhões de ienes, uma quebra que a empresa atribui à redução nas vendas digitais de títulos originalmente lançados em formato físico e ao fortalecimento do iene. Também as receitas da divisão ligada à propriedade intelectual, que inclui filmes e licenciamentos, caíram 4,4%, devido à diminuição das receitas associadas a The Super Mario Bros. Movie, lançado dois anos antes.
A Nintendo mantém agora a previsão de vender 15 milhões de unidades da Switch 2 até março de 2026.