Nintendo Switch 2 apresenta um nível de desempenho entre a PlayStation 4 e a Xbox Series S, afirma a equipa da da Virtuos

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A Virtuos, equipa com experiência em conversões e suporte de vários jogos comentou aquilo que podemos esperar da Nintendo Switch 2 ao longo da sua geração.

Apesar de a Nintendo Switch 2 já estar nas nossas mãos, o seu futuro é desconhecido, nomeadamente no que toca ao potencial total da máquina a nível de fidelidade gráfica e das suas capacidades face, não só à geração anterior, mas também face a outros dispositivos e consolas contemporâneas. Agora, a equipa da Virtuos, estúdio responsável por várias adaptações de jogos para a Nintendo Switch original e de outras conversões para outras plataformas, levanta um pouco o véu daquilo que poderemos esperar de forma realista da nova consola da Nintendo.

Em entrevista ao portal Wccftech, Eoin O’Grady, diretor técnico na Black Shamrock (estúdio pertencente à Virtuos), explicou que as capacidades do GPU da Nintendo Switch 2 apresentam um desempenho “ligeiramente abaixo” do encontrado na Xbox Series S, sobretudo em modo portátil. No entanto, a presença de tecnologias de reconstrução de imagem como o DLSS, ausente na consola da Microsoft, aproxima as duas em termos de capacidades gráficas totais.

Em relação ao processador, a consola já se posiciona mais próxima da PlayStation 4, com um CPU “um pouco mais poderoso” do que a da consola da Sony. De acordo com O’Grady, esta capacidade pode limitar ou representar desafios adicionais jogos mais modernos que dependem fortemente simulações complexas, de física ou sistemas de animação mais exigentes.

Ainda assim, as notícias são animadoras, de acordo com o engenheiro, este considera que muitos jogos atuais, porque concebidos para a Xbox Series S, poderão ser adaptados com relativa facilidade, desde que sejam bem otimizados, como é óbvio. Jogos que corram a 60FPS ou, no mínimo, a 30FPS com limitação gráfica, não deverão ser muito difíceis de converter. Os maiores entraves deste tipo de processo, surgirão quando os títulos forem mais exigentes ao nível do processamento.

Este posicionamento técnico alinha-se com declarações anteriores de outras empresas, como a Koei Tecmo, que no passado também descreveram a Nintendo Switch 2 como comparável à Xbox Series S em potência computacional. Por sua vez, a NVIDIA, responsável pelo chip principal da consola, afirmou tratar-se de uma peça “única” e que “diferente de tudo o que produziu”.

A combinação entre hardware mais moderno, o suporte para tecnologias de reconstrução de imagem, e um perfil técnico equilibrado entre gerações, coloca a Nintendo Switch 2 como uma plataforma onde adaptações contemporâneas se tornam mais viáveis, como já vimos com jogos como Cyberpunk 2077 ou Split-Fiction, que seriam impossíveis de jogar na Nintendo Switch original. No entanto, como é afirmado pela Virtuos, o processo de conversão e de otimização dos jogos continuará dependente das exigências individuais de cada título.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
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