Nat’elier. Chegou a Lisboa o novo paraíso de Pastéis de Nata com diversos sabores

- Publicidade -

Acreditem: são deliciosos!

Na próxima vez que passarem pelo número 87 da Rua de Santa Justa, ao lado do famoso elevador de Santa Justa, não se admirem se virem filas à porta e vos vier um cheirinho irresistível. Deve-se tudo ao mais recente residente na zona, o Nat’elier, que promete ser o novo paraíso de Pastéis de Nata com diversos sabores.

A loja abriu na passada quarta-feira, dia 8 de maio, e como não poderia deixar de ser, o Echo Boomer foi provas estas iguarias. E garantimos: vai ser muito difícil não devorar imensos pastéis de nata de uma vez.

São dois os responsáveis pelo conceito. Um deles é Nando Duarte, que trabalhou durante 18 anos na famosa cadeia de restaurantes internacionais Nando’s, onde abriu mais de 150 restaurantes espalhados pelo Médio Oriente, Asia e África. O outro responsável é o empresário e chef João Batalha, com o qual a nossa equipa trocou alguns dedos de conversa.

“Nós temos este nome [Nat’elier] por ser o atelier do Pastel de Nata. Queremos receber todos os clientes no nosso espaço sem tabus ou barreiras e mostrar toda a confeção dos nossos pastéis de nata”, disse-nos João Batalha. E de facto, basta entrar que certamente irão encontrar os elementos da equipa Nat’elier com as mãos na massa. Mas claro, o ponto alto é mesmo o fim, isto é, quando sai mais uma fornada.

Além do Pastel de Nata tradicional, a Nat’elier tem mais seis sabores – sete opções ao todo, portanto. “A ideia foi, além do tradicional, pegar em doces já reconhecidos pelo mundo. Optámos por seis sabores, desafiantes, mas que não fazem perder a personalidade do Pastel de Nata tradicional, isto é, não se perde o sabor nem a apresentação. Acima de tudo, o objetivo foi dar-lhe um twist”, referiu-nos o chef.

E quanto aos sabores, têm à disposição Maçã e Canela – leva uma rodela de maça desidratada por cima, dando-lhe aquela crocância que combina na perfeição com a canela -, Tiramisú – tem o corte do doce com o café, com um creme à base de queijo e, depois, cacau por cima -, Creme Brûlée – queimado à frente do cliente com maçarico, dando-lhe também uma boa crocância -, Cookie Cheesecake – leva bolachas de cookie e creme de cheesecake por cima, dando-lhe um sabor um bocadinho mais ácido – Chocolate Branco com Macadâmia – que leva no fundo um chocolate branco com pedaços de macadâmia torrado e, por cima, a finalizar, outro chocolate que lhe dá uma apresentação diferenciada – e finalmente o Vegan – criado com bebida de aveia e corante natural (para lhe dar a cor da gema) para ser o mais parecido possível ao tradicional, sem desvirtuar muito, apesar de ser um bocadinho menos doce. No caso do Vegan, é uma opção sem dúvida a ter em conta para intolerantes à lactose e, claro, a quem prefere algo sem qualquer proteína animal.

Quanto a preços, custam 1,50€ (Tradicional e Vegan) ou 2€ (restantes sabores). E claro, têm caixinhas para levar para takeaway.

Definir estes sabores não foi muito difícil. “Faço workshops de pastéis de nata desde 2018 e uma das perguntas que faço sempre é qual o doce preferido. A partir daí fui fazendo uma triagem involuntária, sem pensar muito nisso, mas estes sabores que temos advêm desses momentos. Então fui buscar sabores de diversos países… espero que os portugueses não me critiquem muito!”, disse-nos o chef João Batalha. “Estou a tentar passar o sabor e a personalidade do pastel de nata sem ofuscar os outros sabores e acho que combinam muito bem.” E de facto combinam! Além disso, outros sabores já estão a ser pensados para o verão/outono, mas, até lá, têm mesmo de provar estas novas iguarias.

Outro ponto de diferenciação deste negócio são os cafés de especialidade. Sim, a Nat’elier usa um blend próprio, em parceria com a Delta Cafés, com origens no Nicarágua, El Salvador, Uganda e Angola, que liga na perfeição com os vários pastéis de nata da casa. Além do Espresso, há também Latte, Cappuccino, Americano, Espresso Macchiato, Iced Coffee, Caramel Latte, Vanilla Latte, Mocha Latte, Affogato e vários Milkshakes. Chás e Chocolate Quente também fazem parte da oferta.

Mas calma que a oferta de bebidas não fica por aqui. Têm também bebidas alcóolicas, como Espresso Martini, Espresso Old Fashion, Irish Espresso Martini, Licor de Nata, Macieira Creme e, como não poderia deixar de ser, Vinho do Porto!

Além da excelente oferta, outro ponto forte da Nat’elier são as masterclasses. Este espaço é o único em Portugal que recebe alunos de todo o mundo, independentemente do nível de pastelaria, para fazerem pastéis de nata com o chef João Batalha e a sua equipa. E também nós, clientes comuns, podemos fazer as masterclasses. E sim, é uma masterclass a sério.

Isto quer dizer que não só vestimos o avental, como metemos, literalmente, as mãos na massa, como se fizéssemos parte da equipa. A experiência demora duas horas e, durante esse tempo, criamos três pastéis de nata do zero – desde trabalhar a farinha à massa folhada, passando pelo recheio -, além de provarmos o Pastel de Nata tradicional. É tudo feito de forma manual, sendo que, depois, a receita e todos os passos é enviada aos participantes.

Além disso, falamos de um espaço icónico, provavelmente único em Lisboa, pela sua escadaria interior de há 130 anos, pela estrutura pombalina visível – a traça original foi mantida – e pelo enorme espaço disponível – não só os clientes podem ficar no piso inferior, como, no piso superior, há imenso espaço para nos sentarmos – e quem quiser pode ficar por ali a trabalhar enquanto devora uns deliciosos pastéis de nata e bebe um café de qualidade. Há, ainda, uma esplanada com 19 lugares.

Além desta loja em Lisboa, há planos para abrir lojas mais pequenas noutros pontos do país – embora a parte das masterclasses não seja garantida nesses espaços mais reduzidos -, mas o objetivo é mesmo expandir este conceito ao máximo.

Até lá, podem, e devem, passar pelo Nat’elier na Rua de Santa Justa, aberto todos os dias das 9h às 22h.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados