A Câmara Municipal de Aveiro passa a integrar a rede global de museus e vai participar em três comités especializados do ICOM.
A Câmara Municipal de Aveiro foi oficialmente aceite como Membro Institucional do ICOM – International Council of Museums, reforçando o prestígio e a visibilidade internacional dos Museus de Aveiro.
Este reconhecimento surge num momento estratégico para Aveiro, com a expansão da sua rede museológica, que inclui a criação do futuro Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, do Museu da Terra e do complexo de reservas visitáveis na Casa de Memória. A integração no ICOM assegura ainda o acesso a formação especializada, boas práticas internacionais, redes de salvaguarda e valorização do património, bem como o contacto com os mais recentes avanços da investigação museológica.
Aveiro passa a integrar três comités internacionais do ICOM, alinhados com o perfil e a missão dos seus espaços culturais:
- CAMOC – Comité Internacional para as Coleções e Atividades dos Museus de Cidade;
- ICFA – Comité Internacional para os Museus e Coleções de Arte;
- CECA – Comité Internacional para a Educação e Ação Cultural
Criado em 1946, o ICOM é a mais relevante organização internacional dedicada à museologia, reunindo mais de 50.000 membros em 138 países, entre museus, profissionais do setor e instituições académicas. A adesão da Câmara de Aveiro a esta rede internacional valoriza o trabalho já desenvolvido, certifica a qualidade dos equipamentos e equipas técnicas dos museus municipais e fortalece a credibilidade dos projetos museológicos em curso.