Museu Nacional Soares dos Reis recebe instalação sonora com arquivos do 25 de abril

- Publicidade -

A exposição abre ao público a 11 de maio.

O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, abre ao público a partir das 18 horas do próximo sábado, 11 de maio, a instalação sonora ECO ( ) LAPSO, da autoria de Henrique Fernandes e Sonoscopia e com curadoria de Rui Pinheiro.

ECO ( ) LAPSO apresenta-se como uma instalação sonora site-specific, composta por um conjunto de caixas de transporte de obras de arte, dispostas no espaço expositivo e transformadas em elementos de difusão sonora. A obra estabelece um diálogo entre a escultura em gesso L’Echo! (1915), de Maria da Glória Ribeiro, obra que faz parte do acervo do museu, e uma composição musical produzida a partir de gravações sonoras e material de arquivo relacionados com o 25 de abril.

Para além do material sonoro proveniente de diversos registos áudio de abril de 1974, a Sonoscopia e um conjunto alargado de cerca de 90 artistas realizaram, no passado dia 25 de abril, gravações de campo em todo o território nacional, no sentido de elaborar um mapa sonoro, fazendo o contraponto temporal cinquenta anos depois.

Além da obra, há ainda um programa a decorrer paralelamente no Museu. No dia 27 de junho, quinta-feira, decorre pelas 18 horas um encontro com artistas do projeto ECO ( ) LAPSO. Exatamente um mês depois, no dia 27 de julho, sábado, tem início às 18 horas uma performance com artistas do projeto.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados