A Mozilla disponibilizou finalmente o suporte para a reprodução de vídeo acelerada por hardware.
A Mozilla começou 2025 a disponibilizar uma nova versão estável do seu navegador, o Firefox 134, que já está disponível para download. Com esta nova versão, a empresa disponibilizou algumas novas funcionalidades que já podem ser utilizadas por todos.
Com o novo Firefox 134, a reprodução de vídeos HEVC/H.265 acelerada por hardware já é compatível com o Windows. Para que conste, o Google Chrome já suportava a descodificação HEVC/H.265 em 2022, numa altura em que a Mozilla se opunha à mesma. Agora, o criador do Firefox decidiu ceder e dar suporte para essa funcionalidade.
Para além disso, o Firefox 134 agora segue mais de perto a especificação do modelo HTML para ativação transitória do utilizador. Esta alteração torna o bloqueio de pop-ups menos rigoroso nos casos em que as versões anteriores do navegador eram demasiado agressivas, reduzindo assim mensagens de bloqueio erradas. Já no lado do Linux, o Firefox agora suporta gestos de “segurar” ações no touchpad.
O Firefox 134 já está disponível para download
Por fim, a Mozilla anuncia que alterou a página “Nova Aba” nos Estados Unidos e no Canadá. O logótipo e o widget de previsão do tempo foram reposicionados para priorizar as pesquisas na web, os atalhos e os artigos recomendados na parte superior do ecrã. A atualização inclui alterações na interface do cartão para as histórias recomendadas e permite que os utilizadores em ecrãs mais largos vejam até quatro colunas, aproveitando melhor o espaço. Como sempre, a nova versão do Firefox já está disponível para download no site da Mozilla, ou através de uma atualização para quem tem o navegador instalado.