Nova versão do navegador da Mozilla chega ainda com streaming protegido quando utilizado em navegação anónima.
Se são utilizadores do navegador da Mozilla, fiquem a saber que a empresa disponibilizou a versão estável do Firefox 128, que, como não podia deixar de ser, chega com algumas novidades para os utilizadores. Vamos então descobrir o que de novo a aplicação tem para oferecer.
Com o Firefox 128, agora é possível selecionar uma frase, ou parágrafo, e depois traduzir apenas essa seleção. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito para escolher “Traduzir a seleção para Português”. Até agora, o navegador era responsável por traduzir totalmente uma página.
Para utilizadores que estejam nos Estados Unidos e Canadá, o Firefox agora mostra as suas pesquisas recentes, ou atuais, quando abrem a barra de endereço para voltar à sessão de pesquisa anterior, com o intuito de inspirar a próxima.
O navegador também sofreu uma alteração na janela de diálogo que aparece antes de excluir dados de navegação e cookies. Além de simplificar as categorias de dados, a nova caixa de diálogo fornece informações sobre o tamanho dos dados do site correspondente ao período selecionado. Além disso, o Firefox 128 agora pode reproduzir conteúdo protegido de sites como a Netflix, em navegação privada.
Firefox 128 já disponível para instalação gratuita
Outra novidade: a API Privacy Preserving Attribution agora é suportada. Segundo a Mozilla, é uma alternativa ao rastreamento de utilizadores para atribuição de anúncios. É possível desativá-lo acedendo às Definições do navegador e, depois, em “Privacidade e segurança”. Resta desmarcar a opção “Permitir que os sites façam medições de anúncios preservando a privacidade”, que fica marcada por defeito.
Finalmente, último elemento notável: a atualização 128 representa uma nova versão do Firefox ESR (Extended Support Release). A versão anterior do Firefox ESR (que é a versão 115) terá suporte até 1 de outubro de 2024.
Como sempre, o Firefox 128 está disponível para download no site oficial da Mozilla, ao qual podem aceder aqui. Aqueles com uma versão anterior do navegador apenas precisam de a atualizar para passar para a versão 128.