A Motorola começou a atualizar alguns smartphones com a primeira versão estável do Android 16.
A Motorola iniciou o lançamento da atualização estável do Android 16 para os Edge 60 Pro e Edge 50 Fusion, tornando-os os primeiros modelos da marca a receber a nova versão do sistema operativo. Ambos os dispositivos já tinham integrado o programa beta lançado no inicio do verão, e passam agora a contar com a versão final.
Os primeiros relatos surgiram no Brasil, mas a atualização já começou a ser disponibilizada em outros mercados. O Motorola Edge 60 Pro está a receber a compilação W1VV36H.7-21-5, com cerca de 2GB, enquanto o Motorola Edge 50 Fusion recebe o firmware W1UU36H.21-14-3, com aproximadamente 1,5GB.
O registo de alterações divulgado pela Motorola não é particularmente extenso, mas entre as melhorias referidas estão um design mais expressivo, maior proteção contra aplicações maliciosas, compatibilidade otimizada com dispositivos Bluetooth LE Audio e maior transparência na execução de tarefas em segundo plano. Apesar de não se tratar de uma reformulação completa da interface, é expectável que a atualização traga também várias das novidades introduzidas pela Google no Android 16, como a monitorização em tempo real de atividades em curso através das live updates, gestão de notificações mais refinada, melhorias no seletor de fotografias, captura de ecrã em HDR, gesto de retorno preditivo mais intuitivo, entre outras otimizações.
A empresa já tinha divulgado, em junho, a lista oficial de smartphones que irão receber o Android 16. Depois dos Edge 60 Pro e Edge 50 Fusion, outros modelos que participaram no programa beta deverão receber a atualização estável ao longo das próximas semanas. O processo de instalação decorre via OTA (over the air), podendo demorar alguns dias até ficar disponível em todos os equipamentos. Para verificar manualmente, os utilizadores devem aceder a definições, depois atualização do sistema, verificar atualizações e, caso esteja disponível, selecionar atualizar agora.