Trata-se de um projeto “chave-na-mão”, desenvolvido para a Leroy Merlin, que custou 120 milhões de euros.
Foi em outubro de 2022 que ficámos a saber que o Bankinter Investment e o fundo Valfondo, gestores da carteira logística da Montepino, tinham alcançado um novo marco ao assinar o primeiro projeto internacional da Montepino, um dos maiores proprietários de bens imóveis logísticos em Espanha.
Dois meses depois, em dezembro, era então divulgada a chegada da Montepino a Portugal, comprando o maior terreno disponível na região de Lisboa, mais especificamente em Castanheira do Ribatejo, naquela que se tornou a operação logística mais importante da última década no país. Pois bem, e tal como previsto, aquela que é a maior plataforma logística de Portugal já foi inaugurada.
São 324.000 m2 de área urbanizada e mais de 147.000 m2 de área bruta construída, sendo que o inquilino, a Leroy Merlin, já está a adaptar os seus trabalhos à infraestrutura. 40 empresas estiveram envolvidas na construção do projeto, que criou 250 postos de trabalho.E agora que o armazém está operacional, estima-se a criação de cerca de 400 postos de trabalho.
O projeto tem uma localização estratégica no cruzamento da auto-estrada A1 de Lisboa ao Porto, em Castanheira do Ribatejo, onde se cruza com a A10, a auto-estrada que liga Lisboa a Espanha e ao Algarve. Uma área que concentra mais de 68% do parque logístico da Área Metropolitana de Lisboa, que concentra mais de 80% do parque logístico em Portugal.
O investimento para este projeto “chave-na-mão”, desenvolvido para a Leroy Merlin, custou 120 milhões de euros.