O MOGA Caparica 25 traz cinema ao ar livre, música, surf e debates culturais à Praia Nova, num encontro entre tradição local e expressão artística global.
A Caparica prepara-se para receber, entre 28 de maio e 1 de junho, a quinta edição do MOGA, um festival que se tem afirmado como ponto de encontro entre culturas, expressões artísticas e experiências diversas. Reconhecido internacionalmente, o evento regressa com uma programação que abrange concertos, exposições, atividades desportivas, sessões de cinema, conversas e propostas gastronómicas.
Uma das novidades desta edição é a introdução de sessões de cinema ao ar livre, numa parceria com o Marrakech Short Film Festival e a Associação Gandaia. As projeções terão lugar no Alma Caparica, na Praia Nova, com capacidade para 100 espetadores, e incluem uma seleção de nove curtas-metragens de Portugal e Marrocos. A iniciativa pretende promover o diálogo cultural entre os dois países, num cenário informal junto ao mar.
De resto, a programação do festival distribui-se entre atividades de acesso gratuito (OFF) e eventos com bilheteira (IN). Para além do cinema, há lugar para aulas de surf, yoga, voleibol e surf skate, ao longo de cinco dias na Praia Nova. No Alma Caparica, terão também lugar várias conversas intimistas com foco na interseção entre arte, tecnologia e sociedade. Entre os temas em destaque estão a inteligência artificial e a criatividade, os primórdios da música electrónica em Portugal – com a presença de DJ Vibe, Yen Sung e Vítor Belanciano -, bem como a evolução da presença feminina neste universo, com intervenções das Soundsisters, Megatronic e Mariana Duarte Silva (She Said So).
Outro dos momentos esperados é o regresso do jantar Do Mar para a Mesa, dinamizado pelo restaurante NUUA Beach. A experiência inicia-se com uma saída ao mar, acompanhada por uma conversa com pescadores locais sobre as suas práticas e tradições, terminando com um jantar intimista confecionado com os produtos recolhidos, na Praia da Cornélia.
O encerramento do festival coincide com o Dia da Criança, a 1 de junho, assinalado pelo MOGA Kids. A programação infantil começa pelas 9h, com aulas de surf, yoga e surf skate, culminando numa festa ao ar livre no Parque Urbano da Costa da Caparica, pensada para famílias.
O festival teve origem em Essaouira, Marrocos, e chegou a Portugal em 2021, com a sua primeira edição na Costa da Caparica. Desde então, consolidou uma identidade própria, atenta ao contexto local, mas com alcance global. Este ano, depois da edição portuguesa, o MOGA segue para Cádis, onde, em julho, se realizará a sua estreia em território espanhol.