Em condições normais, claro.
Os espanhóis da Comsa e os portugueses da Fergrupo vão modernizar a Linha de Cascais, num projeto que deverá estar concluído em 730 dias e que tem um custo de 31,59 milhões de euros.
De momento, e para que as obras possam arrancar, falta apenas o visto do Tribunal de Contas. Assim, depois da consignação, e caso os trabalhos comecem logo e decorram ao ritmo expectável, é provável que as obras terminem algures no início de 2025. Isto em condições normais, claro.
Esta obra fará com que a Linha de Cascais passa a ter o mesmo sistema de eletrificação do que a restante rede ferroviária nacional, passando dos 1500 volts para 25 mil volts.
Adicionalmente, deverão ser implementadas sete novas diagonais de contravia, assim como uma nova ligação entre a linha de Cascais e o parque de material da CP de Carcavelos.
No entanto, novos comboios somente ficarão disponíveis em 2026. Diz o Eco que, no início desse ano, serão entregues 34 (25 das quais serão bi-tensão) das 117 novas unidades elétricas que a CP vai encomendar, por 819 milhões de euros.