Mais de 100 trabalhadores no Reino Unido poderão ser afetados por esta decisão.
A Build a Rocket Boy, o estúdio responsável por MindsEye, um dos jogos criticamente mais mal recebidos do ano, deu início a um processo de despedimentos em larga escala que poderá afetar mais de 100 trabalhadores no Reino Unido. A informação foi avançada pela IGN, que afirma que o lançamento problemático do jogo, envolto de uma receção crítica negativas e o desinteresse dos jogadores, podem ser as causas desta decisão.
De acordo com fontes internas, foi ativado o processo legal de consulta de 45 dias, obrigatório no Reino Unido sempre que estão previstos 100 ou mais despedimentos num período de 90 dias. A Build a Rocket Boy conta atualmente com cerca de 300 funcionários no Reino Unido e outros 200 noutros países.
Esta situação, não só gerou incerteza dentro da equipa, sem confirmações de quem será afetado pelos despedimentos, mas também uma incerteza sobre o suporte do jogo, não só com novos conteúdos como também na melhoria de aspetos técnicos através de atualizações. Sem uma equipa, não haverá suporte. Um aspeto particularmente importante dado que MindsEye conta também com uma componente multi-jogador.
Na semana passada, o estúdio já tinha afirmado estar “de coração partido” com os problemas que os jogadores enfrentaram e garantiu que iria lançar uma série de atualizações para corrigir falhas de desempenho, bugs e problemas de inteligência artificial. Apesar de algumas atualizações já terem sido lançadas, as dúvidas e questões permanecem sobre o futuro do jogo.
Adicionalmente este lançamento atribulado também levou à anulação de contratos com terceiros, através de transmissões patrocinadas com marcas e criadores de conteúdo, assim como como um aumento de pedidos de reembolso, com destaque a PlayStation (uma das lojas digitais mais restritas), que só se confrontou com uma situação semelhante no final de 2020, com o lançamento também ele desastroso de Cyberpunk 2077, obrigando a companhia a remover o título da sua loja digital por algum tempo.
As estatísticas do lançamento de MindsEye dão conta de um pico de jogadores máximo de apenas 3.302 jogadores na Steam, estando no momento de escrita deste artigo apenas 75 jogadores online. Adicionalmente, o jogo encontra-se com uma classificação muito negativa na plataforma da Valve.
MindsEye lançado para PC e consolas é um jogo de ação em mundo aberto, inicialmente concebido como porção de Everywhere, uma plataforma online de criação de jogos descrita como um “Roblox para adultos” e produzido por Leslie Benzies, ex-designer da Rockstar Games, que é reconhecido com créditos em alguns jogos da saga e Grand Theft Auto, um aspeto que é recorrentemente usado para vender e gerar algum tipo de atenção em torno deste projeto.