Com foco cada vez maior no Windows 11, a Microsoft destaca 11 funcionalidades disponíveis no seu mais recente sistema operativo.
Os olhos da Microsoft estão colocados no Windows 11 e, eventualmente também todos os seus recursos. Enquanto plataforma de eleição dos jogadores de PC, a Microsoft tem demonstrado dificuldades em atrair os jogadores para a versão mais recente do seu sistema operativo. De acordo com o mais recente Inquérito de Hardware e Software do Steam, cerca de 43.31% dos utilizadores da plataforma da Valve, por exemplo, ainda estão a usar o Windows 10. Ainda assim, a Microsoft surge dominante, registando a adoção de 95.56% dos utilizadores.
Agora, com o Natal a aproximar-se, e com o potencial da época em abrir as portas a novos jogadores ou de atrair aqueles 3.44% em falta, a Microsoft publicou no seu blog oficial uma lista de 11 funcionalidades para jogadores.
11 Funcionalidades melhoradas do Windows 11 para jogadores:
- Auto HDR: funcionalidade que converte automaticamente a apresentação em SDR (Standard Dynamic Range) para HDR, oferecendo uma gama de cores mais extensa, resultando em cores mais vibrantes e contrastes maiores – requer um monitor compatível.
- Aplicação de calibração HDR: exclusiva para o Windows 11, esta nova funcionalidade facilita a calibração dos tons e das cores em ambiente HDR, para oferecer a melhor experiência possível aos utilizadores
- DirectStorage: funcionalidade que tira partido das velocidades aumentadas dos módulos de armazenamento SSDs NVMe para reduzir significativamente o tempo de carregamento numa seleção de títulos compatíveis. Esta funcionalidade promete reduzir a carga do CPU, assim como os tempos de espera e de carregamento de elementos dos jogos.
- Modo compacto da barra de jogo: a nova barra de jogo oferece uma experiência de consola, ao abrir um menu de sistema otimizado com atalhos úteis, como acesso a atalhos de jogos, atalhos multimédia, chats e até estatísticas de sistema.
- Iluminação dinâmica: funcionalidade que permite o controlo e sincronização entre dispositivos dedicados à iluminação dos setups de utilizadores, diretamente das definições do Windows.
- Otimizações para jogos em janela: o Windows 11 promete melhorias para jogos que correm em modo de janela, nomeadamente a nível de latência e da taxa de atualização, permitindo o uso de VRR em monitores compatíveis.
- Advanced Hybrid (CASO)/UMA: funcionalidade dedicada a computadores portáteis que otimiza o desempenho de unidades de processamento gráfico (GPUs) integrados e discretos, reduzindo latência e melhorando o desempenho dos jogos, dentro das capacidades do hardware em questão.
- Suporte para Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7: suporte para as mais recentes tecnologias sem fios, de maior estabilidade e de baixa latência, que requerem equipamentos compatíveis, mas que podem fazer a diferença em sessões de jogo online competitivas.
- Filtros de cores para jogadores daltónicos: funcionalidades de acessibilidade para pessoas com perturbações da perceção visual, ou incapacidade de distinção de cores, permitindo que o máximo de jogadores possam ter uma experiencial ideal.
- Super resolução automática (AutoSR) para PCs Arm Copilot+: funcionalidade semelhante às soluções da AMD e NVIDIA – o FSR e o DLSS, respetivamente -, dedicadas à reconstrução de imagens em baixa resolução através de inserção de pixeis em falta, para oferecer uma imagem mais clara e experiências mais fluidas, em hardwares de desempenho mais modesto.
- Aplicação Xbox em PCs com Windows: no Windows, a Microsoft propõe o uso da sua aplicação nativa dedicada a jogos. Na aplicação Xbox, os jogadores poderão gerir toda a sua biblioteca, o perfil de jogador Xbox e até aceder às funcionalidades da loja e do Game Pass.
Esta comunicação da Microsoft é feita, no entanto, num momento irónico, que nesta transição para as versões mais recentes do Windows 11 (Windows 11 24H2), registou uma serie de problemas especificamente relacionados com a experiência em videojogos. A Microsoft está, inclusivamente, a bloquear a atualização para determinados utilizadores, dependendo dos jogos instalados nos seus PCs.