Microsoft começa a testar novos recursos que estão a chegar ao Windows 10.
Apesar de ter a sua “morte” anunciada para outubro de 2025, o Windows 10 ainda tem uma palavra a dizer no mercado. E para quem não sabe do que estamos a falar, a Microsoft anunciou que vai encerrar o suporte para esse sistema operativo em outubro de 2025, tendo revelado anteriormente que não iria disponibilizar novos recursos para o mesmo. No entanto, a empresa fez algo inesperado nas últimas horas: reabriu o programa beta do mesmo para iniciar os testes para alguns novos recursos.
O Windows 10 já conta com o recurso Copilot AI, que originalmente era exclusivo do Windows 11, e pode receber outros recursos em breve. “Para trazer novos recursos e mais melhorias ao Windows 10 conforme necessário, precisamos de um local para desenvolver ativamente recursos com o Windows Insiders”, revelou oficialmente a Microsoft. “Então, hoje estamos a abrir o canal beta para Windows Insiders que estão atualmente no Windows 10.”
A Microsoft não revelou quais os recursos adicionais que estarão em teste no Windows 10, mas os Windows Insiders podem optar pelo canal beta para obtê-los antecipadamente. É importante ressaltar que a data de término do suporte do sistema operativo, marcada para 14 de outubro de 2025, permanece inalterada. “Aderir ao canal beta no seu PC com Windows 10 não mudará nada”, especifica a Microsoft.
Microsoft trabalha em novos recursos para o Windows 10
Para quem quiser permanecer nesse sistema após 14 de outubro de 2025, será possível pagar para continuar a receber as habituais atualizações de segurança. A Microsoft ainda não revelou preços para o público em geral, mas, para as empresas, irá cobrar 61 dólares por dispositivo no primeiro ano, 122 dólares no segundo ano e 244 dólares no terceiro ano… e depois disso nem pagando haverá atualizações.
Por agora, se ainda utilizarem a versão 10 do Windows, e quiserem participar no programa beta, basta aceder às Definições do sistema operativo, ir para Atualização e Segurança e, de seguida, “Programa Windows Insider”.