Microsoft confirma problemas com o Patch Tuesday de agosto para Windows 10 e 11

- Publicidade -

Felizmente apenas afeta alguns utilizadores numa situação específica.

A Microsoft confirmou oficialmente um problema na sua recente atualização do Patch Tuesday de agosto de 2024, para Windows 10 e Windows 11, que está a impedir os utilizadores de sistemas dual-boot com Windows e Linux, de inicializar o Linux. O problema causa uma mensagem de erro relacionada à verificação de dados do shim SBAT e violação da Política de Segurança.

A causa do problema é uma configuração do Secure Boot Advanced Targeting (SBAT) que visa bloquear gestores de inicialização antigos e vulneráveis. A Microsoft admite que essa configuração não deveria ter sido aplicada em sistemas dual-boot, mas devido a uma falha na deteção de dual-boot, isso aconteceu em alguns casos.

Como solução temporária, a Microsoft recomenda que os utilizadores de sistemas dual-boot não reiniciem os seus computadores para aplicar a atualização de agosto de 2024. Além disso, é possível usar uma chave de registo específica para bloquear a atualização:

reg adicionar HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecureBoot\SBAT /v OptOut /d 1 /t REG_DWORD

Microsoft aconselha utilizadores com esse sistema a não instalar o Patch Tuesday de Agosto

A empresa também disponibilizou um tópico no fórum sobre revogação do SBAT que pode ajudar a corrigir sistemas já afetados. A empresa aproveita para revelar que está a investigar o problema e prometeu fornecer uma correção em breve. O problema afeta todas as edições de cliente e servidor com suporte do Windows 10 e 11, desde o Windows Server 2012 e Windows 10 2015 LTSB até ao Windows 11 versão 23H2 e Windows Server 2022.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados