Microsoft revela condições para obter atualizações gratuitas do Windows 10 durante mais um ano

- Publicidade -

A Microsoft confirmou que o programa ESU do Windows 10 será gratuito após o fim do suporte em outubro, mas com uma condição.

A contagem decrescente para o adeus ao Windows 10 já começou, uma vez que o suporte oficial vai terminar a 14 de outubro de 2025. A partir dessa data, os dispositivos deixarão de receber novas funcionalidades e atualizações de segurança regulares. No entanto, nos últimos dias, a Microsoft anunciou uma novidade que surpreendeu pela positiva os utilizadores europeus: no Espaço Económico Europeu (EEE), haverá a possibilidade de continuar a receber atualizações críticas sem custos adicionais durante mais um ano.

Assim, os utilizadores só precisam de manter sessão iniciada com a sua conta Microsoft (MSA) para poder aderir ao programa ESU (Extended Security Updates) e assim receber as atualizações de segurança até 13 de outubro de 2026, e de forma gratuita. Existe, contudo, uma condição. Se a conta permanecer inativa durante mais de 60 dias, o envio de atualizações será suspenso, obrigando a um novo início de sessão para reativar o programa. Em alternativa, quem preferir poderá optar por uma subscrição paga. A Microsoft definiu um valor único de 30 dólares (aproximadamente o equivalente em euros, acrescido de impostos) para garantir o mesmo período adicional de suporte. Também aqui será necessário registar-se com uma conta Microsoft.

Para facilitar o processo, será disponibilizado um assistente de configuração integrado no Windows 10, acessível através das definições do sistema e por notificações. A ferramenta vai permitir a inscrição direta no programa ESU a partir do próprio dispositivo.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados