Algumas das novidades apresentadas pela Microsoft estão já a ser distribuídas, com destaque para ajustes nas definições, melhorias no Paint e novas ferramentas de captura.
Já começaram a chegar a alguns dispositivos, algumas das funcionalidades recentemente reveladas pela Microsoft para o Windows 11. Este novo pacote de novidades, é composto por um conjunto de melhorias que visa facilitar tarefas do dia a dia, muitas delas já conhecidas por quem acompanha as versões de teste do programa Windows Insider.
Entre as novidades, encontram-se mudanças na pesquisa das definições do sistema, que agora reconhece comandos em linguagem natural. Permite, por exemplo, procurar opções com frases como “ativar modo de suspensão” ou “ligar Bluetooth”, dispensando termos técnicos e específicos. Para já, esta funcionalidade está limitada a computadores Copilot+ com chips Snapdragon, mas deverá ser alargada a sistemas com processadores Intel e AMD.
Outra adição é o chamado Click to Act, uma funcionalidade que permite interagir com texto e imagens no ecrã para executar ações, como criar listas, escrever rascunhos de e-mails ou agendar reuniões, sem ter de alternar entre aplicações. Também foi incluído um novo modo de leitura e uma ferramenta chamada Reading Coach, pensada para exercícios de pronúncia.
A aplicação Fotografias passou a incluir uma funcionalidade de iluminação mais avançada — o Relight — que permite colocar até três fontes de luz virtuais nas imagens. Já o Paint recebeu também atualizações, incluindo um gerador automático de stickers a partir de texto, e novas opções de seleção para edições mais detalhadas. E na Ferramenta de Recorte, destaca-se agora o Perfect Screenshot, que tenta isolar automaticamente o conteúdo relevante das capturas de ecrã. Foi ainda incluído um seletor de cores, útil para identificar e copiar cores diretamente do ecrã.
Outra funcionalidade — ainda em fase limitada e só disponível nos EUA — é o Copilot Vision, que interpreta o conteúdo no ecrã e tenta dar apoio à navegação entre aplicações. Já anunciado anteriormente, no Microsoft Edge, o Game Assist recebe acesso facilitado a serviços como Discord, Twitch ou Spotify.
De acordo com a Microsoft, também foram feitas melhorias a nível de estabilidade. O tempo de recuperação após reinícios inesperados terá sido reduzido de 40 para 2 segundos. E foram ainda aplicados ajustes à interface do sistema e à forma como é feito o restauro de sessões anteriores.
A distribuição destas novidades será gradual, através do Windows Update e da Microsoft Store. Algumas das novidades já podem ser ativadas na atualização prévia deste mês ou através de downloads específicos.