A Microsoft quer facilitar o modo como os utilizadores se autenticam e fazem login no seu sistema operativo, sites e aplicações.
O Windows Hello é um sistema de autenticação pessoal que permite efetuar login em dispositivos pessoais Windows utilizando o rosto, impressão digital ou até de um PIN. A Microsoft já oferece suporte para as PassKeys no Windows 11, mas para utilizar as mesmas num dispositivo móvel requer a leitura de códigos QR através de uma interface já desatualizada. Por esse motivo, a empresa está a atualizar essa interface, que para além de mudanças visuais, contará com nova iconografia e melhorias nas PassKeys.
Essa nova interface vai surgir não apenas quando os utilizadores fizerem login no Windows 11, mas também quando utilizarem as famosas PassKeys para aceder a sites ou aplicações. A equipa do Windows explica que os utilizadores poderão alternar entre as opções de autenticação e selecionar PassKeys/dispositivos de forma mais intuitiva, segura e rápida.
A Microsoft também criou uma nova API para gestores de password de terceiros para permitir que os programadores liguem essas mesmas aplicações à nova experiência do Windows Hello, de modo a permitir que os utilizadores do Windows 11 utilizem a PassKey de um dispositivo móvel para autenticar em aplicações e sites num PC.
Para além disso, esta nova experiência também oferecerá suporte para guardar PassKeys em aplicações de terceiros ou sincronizar com a sua conta da Microsoft.
Windows Hello está a ser renovado
Segundo foi revelado, a Microsoft começou a testar esta nova experiência do Windows Hello na versão beta do Windows 11 23H2 e espera-se que chegue na versão 24H2 Dev assim que a empresa voltar a lançar novas compilações. Como tal, podemos esperar que esta nova interface do Windows Hello se torne efetiva para todos os utilizadores do Windows 11 nos próximos meses.