Um recurso que ainda estava como experimental acaba por não ver oficialmente a luz do dia.
Em 2022, a Microsoft apresentou um novo visual para o seu novo navegador, o Microsoft Edge, alinhado o mesmo com a aparência do Windows 11, com cantos arredondados e transparência. Porém, dois anos depois, a Microsoft está prestes a remover um elemento desse redesenho que nunca chegou a ser ativo por padrão: as abas arredondadas.
A mudança foi anunciada discretamente com o lançamento do Microsoft Edge 128, que foi lançado no passado dia 22 de agosto. Na descrição da opção para ativar as abas arredondadas, agora temos a informação de que o recurso será descontinuado em breve.
Apesar do anúncio, as abas arredondadas ainda funcionam no Edge… pelo menos por enquanto. Se quiserem experimentá-las, podem ativá-las manualmente nas configurações experimentais do navegador (flags). Para isso, só precisam de ir para edge://flags/#edge-visual-rejuv-rounded-tabs e definir o sinalizador como Enabled. Em seguida, ativem o edge://flags/#edge-rounded-containers. Depois disso, reiniciem o Microsoft Edge para aplicar as alterações.
Essa situação serve como um lembrete de que os recursos experimentais dos navegadores podem ser removidos a qualquer momento. A Microsoft provavelmente tem os seus motivos para descontinuar as abas arredondadas, mas ainda não se sabe exatamente o porquê ou quando serão removidas definitivamente.
É o fim das abas arredondadas do Microsoft Edge
Com as abas arredondadas desativadas, o Edge terá abas mais parecidas com as do Chrome. No entanto, outras partes do redesenho, como o efeito Mica, continuam disponíveis.