Nova atualização aproxima ecossistema da Microsoft da experiência contínua já comum no universo Apple.
A Microsoft está em vias de implementar uma integração mais fluida entre smartphones Android e computadores com Windows 11. A empresa prepara o lançamento de um conjunto de funcionalidades que vai permitir retomar no PC atividades iniciadas no telemóvel de forma simples e imediata.
A ideia não é totalmente nova, já que, no ano passado, a Microsoft apresentou uma primeira versão deste conceito, limitada a ficheiros guardados no OneDrive. Era possível abrir no computador documentos que tinham sido utilizados no telemóvel, mas a experiência era restrita. Após meses de testes iniciados em agosto, a empresa está agora pronta para expandir o alcance desta integração. A atualização, já disponível no canal Release Preview, permite retomar músicas do Spotify exatamente no ponto onde ficaram no smartphone, continuar documentos do Word, Excel ou PowerPoint sem interrupções e, até, transferir sessões de navegação do Microsoft Edge do telemóvel para o Windows 11.
O pacote de novidades não se limita à continuidade entre dispositivos. O Windows 11 recebe também melhorias no suporte a MIDI 2.0, relevante para músicos e produtores, avanços na escrita por voz e compatibilidade com sensores de impressão digital no Windows Hello. Para utilizadores de PCs Copilot Plus, há ainda uma expansão linguística do agente de configurações, que passa a funcionar em português, espanhol, alemão, italiano, japonês, coreano, hindi e chinês simplificado, tornando o assistente mais acessível a nível global.
