Microsoft lança o Copilot Vision capaz de analisar tudo numa página web

- Publicidade -

Numa fase inicial, esta nova funcionalidade da Microsoft está disponível apenas para um número limitado de utilizadores.

A Microsoft anunciou a chegada em versão de antevisão do Copilot Vision, uma novidade para o seu assistente digital que permite “ver” e interagir com o conteúdo das páginas web durante a navegação. A fase de testes deste recurso inovador iniciou ontem, embora atualmente esteja disponível apenas para um grupo restrito de assinantes do Copilot Pro nos Estados Unidos.

Mas o que significa ter um assistente de inteligência artificial que “vê” o que vemos? Na prática, o Copilot Vision é capaz de analisar e compreender todos os elementos presentes numa página web visualizada através do Microsoft Edge: textos, imagens e conteúdos multimédia fazem parte de uma conversa interativa com o assistente virtual. Os utilizadores podem fazer perguntas específicas sobre o conteúdo exibido e receber assistência contextual imediata.

Como aponta a equipa do Copilot, “a navegação não precisa mais de ser uma experiência solitária para si e as suas guias”. O objetivo é transformar a simples leitura de uma página web numa experiência mais interativa e colaborativa. É importante notar que esta funcionalidade é totalmente opcional: os utilizadores devem conceder explicitamente permissão ao Copilot Vision para permitir a leitura de páginas web no Microsoft Edge. A Microsoft publicou alguns exemplos em vídeo de como o funciona esse recurso:

O potencial desta tecnologia é enorme, já que, durante a sua apresentação em outubro, a Microsoft mostrou como o Assistente pode analisar imagens armazenadas no OneDrive, decifrar receitas manuscritas e fornecer dicas de culinária. Outra aplicação interessante refere-se às compras online, onde o Copilot Vision pode ajudar na pesquisa e comparação de produtos, oferecendo recomendações personalizadas. Aqui está um exemplo de aplicação dessas inovações:

Copilot Vision vê finalmente a luz do dia

A Microsoft está a avançar com cautela na implementação desta funcionalidade, já que está ciente das preocupações com a privacidade. A equipa de desenvolvimento esclareceu que “o Vision interagirá inicialmente apenas com um grupo selecionado de sites” e que a expansão ocorrerá de forma gradual. Também foi indicado que o recurso não captura, armazena ou utiliza dados de editores para treinar modelos de IA, priorizando a proteção dos direitos de autor, dos criadores de conteúdo e a privacidade do utilizador.

No futuro, a Microsoft planeia expandir gradualmente o acesso ao Copilot Vision para mais assinantes Pro e aumentar o número de sites suportados, com base no feedback dos utilizadores e na experiência adquirida durante esta fase inicial de testes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados