A Microsoft iniciou a atualização automática do Windows 11 24H2 que não pode ser cancelada

- Publicidade -

O novo Windows 11 24H2, que é a versão mais recente do sistema operativo, está a ser disponibilizado para todos os utilizadores.

A Microsoft deu início à distribuição da atualização para o Windows 11 24H2, que chegará automaticamente a milhões de dispositivos com versões compatíveis do sistema operativo. Esta nova versão está a ser disponibilizada para utilizadores das edições Home e Pro, e inclui um novo comportamento que já está a gerar controvérsia, pois o download automático da atualização não pode ser cancelado uma vez iniciado.

De acordo com a Microsoft, a atualização é destinada a sistemas que estejam a executar as versões 21H2, 22H2 ou 23H2. O download ocorre em segundo plano e, apesar de a instalação só avançar após a intervenção do utilizador, o processo de transferência pode ser iniciado sem aviso, desde que não haja restrições ou incompatibilidades. A opção para instalar a atualização surge em Definições > Windows Update, onde poderá aparecer como Descarregar e instalar ou Instalar Tudo, consoante o pacote esteja incluído num conjunto cumulativo.

O maior ponto de crítica recai sobre o facto de que, após o término do download, não há forma de impedir a sua instalação. É possível adiar ou agendar a reinicialização do sistema, mas cancelar a atualização propriamente dita não surge como opção. Este mecanismo levanta preocupações entre utilizadores que desejam mais controlo, especialmente devido ao histórico de falhas e incompatibilidades causadas por atualizações anteriores.

Importa destacar que a distribuição automática do Windows 11 24H2 será limitada, nesta fase, a dispositivos não geridos. Organizações e escolas com políticas de atualização centralizadas não serão afetadas por esta vaga inicial. E apesar das críticas ao modelo de entrega, a versão 24H2 chega com melhorias e novas funcionalidades que, espera-se, venham acompanhadas da devida estabilidade e otimização.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados