Duas versões do sistema operativo serão descontinuadas e não receberão mais atualizações.
Sabíamos que a Microsoft estava a preparar uma limpeza para a passada primavera, mas pelos vistos essa limpeza só será feita no outono. A mudança de estação aproxima-se rapidamente e a gigante americana indica que as versões 21H2 e 22H2 do Windows 11 deixarão de receber atualizações de segurança em breve. Se atualizam regularmente o vosso PC, não precisarão de fazer nada, exceto verificar se o vosso PC está a executar a versão mais recente disponível. Por outro lado, as máquinas que não forem atualizadas deixarão de estar protegidas contra ameaças dentro de algumas semanas.
“A 8 de outubro de 2024, o Windows 11, versão 21H2 (edições Enterprise, Education e IoT Enterprise) e o Windows 11, versão 22H2 (edições Home e Professional) chegarão ao fim da manutenção. A próxima atualização de segurança de outubro de 2024, que será lançada a 8 de outubro de 2024, será a última atualização disponível para essas edições. Após esta data, os dispositivos que executam essas edições não receberão mais atualizações mensais de segurança e de visualização contendo proteções contra as ameaças de segurança mais recentes”, explica a Microsoft no seu Windows Message Center.
A versão 21H2 do Windows 11 já não está disponível para utilizadores individuais. Somente as versões Enterprise, Education e Enterprise IoT continuam a receber atualizações regulares. A contagem regressiva aproxima-se e a Microsoft insiste na mudança para o Windows 11 23H2. A verdade é que o vosso computador tem boas chances de executar a versão 23H2, desde que não tenham modificado as configurações de atualização. Para descobrirem a versão instalada no vosso computador, sigam para as Definições e, depois, Sistema e “Acerca De”.
Por sua vez, a Microsoft lembra que “para ajudá-lo a manter-se protegido e produtivo, o Windows Update lança automaticamente uma atualização de recursos para dispositivos Windows 11 Home e Pro que não são geridos pelos departamentos de TI quando chegam ao fim da manutenção”. Este lançamento da gigante americana ocorre no momento em que a versão atual, denominada 23H2, foi implementada no final de outubro de 2023. A atualização teve recentemente um impulso na sua implantação, com a Microsoft a preferir optar pela disponibilidade por fases. A empresa oferece suporte à versão 23H2 até 11 de novembro de 2025.
É o fim do Windows 11 21H2 e 22H2
Neste outono, a Microsoft apresentará uma nova atualização do Windows 11, que ficará marcada com o numero de versão 24H2. Esta versão terá o nome de código “Hudson Valley”, enquanto as versões já disponíveis possuem os nomes de código Sun Valley (21H2), Sun Valley 2 (22H2) e Sun Valley 3 (23H2). Uma nova estratégia para a empresa, já que rumores sugerem a chegada do Windows 12.
Uma coisa parece certa: haverá muita inteligência artificial no novo Windows.