As ferramentas do Microsoft Office continuarão a ter suporte para o Windows 10, pelo menos até outubro de 2028.
A Microsoft anunciou uma extensão do suporte para as aplicações do Office/Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint, etc.) no Windows 10. Embora o fim do suporte para este sistema operativo esteja previsto para 14 de outubro de 2025, a empresa irá agora fornecer atualizações de segurança para as suas aplicações do Office durante mais três anos, até 10 de outubro de 2028.
Esta decisão representa uma mudança de direção, face ao apresentado em outubro do ano passado. Na altura, a Microsoft havia alertado que as aplicações do Microsoft 365 deixariam de ter suporte no Windows 10 após outubro de 2025. “Para utilizar as aplicações do Microsoft 365 no seu dispositivo, terá de atualizar para o Windows 11”, afirmou a empresa no seu site. Esta semana, contudo, o tom adotado é mais conciliador. “Para manter a segurança durante a transição para o Windows 11, a Microsoft continuará a fornecer atualizações de segurança para as aplicações do Microsoft 365 no Windows 10 por três anos após o fim do suporte”, especifica o grupo na mesma página. Essas atualizações serão distribuídas pelos canais habituais.
No entanto, a Microsoft continua a incentivar as empresas a migrarem para o Windows 11, de forma a evitarem problemas de desempenho e fiabilidade a longo prazo. Esta extensão visa oferecer um período de transição mais flexível para os utilizadores que ainda dependem do Windows 10.
Uma estratégia para acelerar a adoção do Windows 11
Há vários meses que a Microsoft tem vindo a pressionar tanto utilizadores individuais como empresas a adotarem o Windows 11, especialmente em antecipação ao fim do suporte para o Windows 10. Na CES, em janeiro, a empresa chegou mesmo a proclamar 2025 como “o ano da atualização dos PCs para o Windows 11”. No entanto, a adoção desse sistema operativo continua a ficar atrás da do Windows 10, que ainda é amplamente utilizado.
Para os utilizadores que se mostrem relutantes em adquirir um novo computador ou atualizar para o Windows 11, a Microsoft propõe uma alternativa: as atualizações de segurança estendidas. Os utilizadores individuais poderão subscrever um ano adicional de atualizações por 30 dólares (o preço em euros ainda não foi divulgado), enquanto as empresas terão acesso a um programa de até três anos.