Apesar do fim das atualizações do Windows 10, o Microsoft Edge vai continuar com atualizações regulares, pelo menos até 2028.
A Microsoft confirmou que o Microsoft Edge vai continuar a receber atualizações gratuitas no Windows 10, para lá do prazo oficial de fim de suporte, atualmente previsto para 14 de outubro de 2025. De acordo com a empresa, tanto o navegador como o Microsoft WebView2 Runtime, componente essencial para o funcionamento de várias aplicações, serão atualizados até, pelo menos, outubro de 2028.
Esta decisão constitui uma exceção relevante, já que não será necessário aderir ao Extended Security Updates (ESU), o programa pago que prolonga o suporte de segurança para empresas e organizações que têm necessidade em manter sistemas operativos antigos. Assim, as atualizações do Microsoft Edge e do WebView2 serão gratuitas durante todo esse período. A utilização da expressão “pelo menos até” abre a porta a um prolongamento adicional, caso seja necessário. Isto porque, apesar do ciclo de vida do Windows 10 estar a chegar ao fim, continua a ser muito utilizado um pouco em todo o mundo.
Felizmente, o Microsoft Edge não será o único a manter a compatibilidade, já que o Google Chrome, Firefox e Opera deverão continuar a suportar o Windows 10 nos primeiros anos após outubro de 2025. A NVIDIA também já confirmou que vai fornecer novos drivers para GPUs até outubro de 2026. Contudo, o Microsoft Office deixará de receber novas funcionalidades no Windows 10 a partir de agosto de 2026, embora as atualizações de segurança estejam garantidas até 2028.