Entre os novos dispositivos da Microsoft, o novo Surface Pro pode competir diretamente com o iPad Pro, da Apple.
A linha de produtos Surface da Microsoft está prestes a passar para uma nova fase. Depois da Microsoft ter lançado os primeiros dispositivos Surface equipados com os processadores Snapdragon X da Qualcomm no ano passado, surgem agora novas informações que indicam que há novos dispositivos para serem lançados já na próxima primavera, com a expansão da família Surface com variantes mais compactas, e de ecrãs que deverão variar entre 11 e 12 polegadas (27,9 a 30,5 cm).
Para estes novos produtos, a Microsoft parece que vai voltar a apostar na plataforma Windows Arm, utilizando os chips Qualcomm da série Snapdragon X. Esta aposta promete oferecer uma experiência de utilização mais fluida e otimizada para o sistema operativo Windows, mantendo um desempenho de qualidade enquanto se reduzem os consumos de energia.
No que toca a de preços, especula-se que alguns dos novos modelos farão parte de um segmento de entrada, com valores esperados entre 800 e 900 dólares (735€ a 827€, excluindo impostos). A Microsoft poderá posicionar-se, assim, no mercado de gama média, utilizando provavelmente os processadores Snapdragon X Plus ou variantes mais acessíveis da série Snapdragon X para alcançar estas faixas de preço.
Entre os novos dispositivos, um dos que se destaca é um possível novo Surface Pro, desenhado para competir diretamente com o iPad Pro de 11 polegadas, da Apple. Não está ainda claro se este dispositivo substituirá a série Surface Go, mas as especulações apontam para uma estratégia mais agressiva por parte da Microsoft, tentando conquistar um público mais vasto e diversificado. Para além disso, a Microsoft já anunciou um evento Surface for Business, onde se espera o lançamento de novas variantes do Surface Laptop 7 e do Pro 11, agora equipados com os processadores Intel Lunar Lake.
Os novos equipamentos Microsoft Surface terão como foco a autonomia
Apesar de serem modelos mais compactos, os novos dispositivos prometem manter a qualidade premium característica da gama. A combinação dos processadores Arm e Qualcomm deverá resultar numa maior autonomia, algo que deverá ser um dos pontos fortes dos novos dispositivos, ao mesmo tempo que oferecem desempenho superior em relação às gerações anteriores. Ainda não é claro quando é que os novos modelos serão disponibilizados, embora as informações apontem para que a apresentação possa ocorrer entre abril e maio deste ano.