A partir de 2026 a Microsoft deixará de disponibilizar as novas funcionalidades do Microsoft 365 para os utilizadores que ainda permaneçam no Windows 10.
A Microsoft confirmou que a partir de 2026 os utilizadores do Windows 10 deixarão de receber novas funcionalidades nas aplicações do Microsoft 365, anteriormente conhecidas como Office. A decisão, divulgada através de uma atualização na sua página de suporte, que se insere numa estratégia para acelerar a transição para o Windows 11.
A medida entrará em vigor gradualmente. Por exemplo, para utilizadores com subscrições pessoais e familiares do Microsoft 365, o fim do suporte com oferta de novas funcionalidades terá início em agosto de 2026. Desta forma, as aplicações permanecerão na versão 2608, sem quaisquer adições futuras. No caso das empresas, o canal de atualizações mensais encerrará a 13 de Outubro de 2026, enquanto o canal semestral continuará ativo até 12 de Janeiro de 2027.
Apesar da estagnação funcional, a Microsoft assegura que continuará a disponibilizar atualizações de segurança para o Office no Windows 10 até 10 de Outubro de 2028. Uma medida que, embora limitada, oferece alguma tranquilidade a quem ainda não migrou para o sistema mais recente. Contudo, o fim da linha para o Windows 10 está iminente. O suporte oficial para o sistema operativo termina já no próximo mês de outubro, e, a partir daí, os utilizadores que enfrentem problemas técnicos deverão mesmo atualizar para o Windows 11.