Microsoft continua a melhorar a segurança dos utilizadores no seu sistema operativo.
Com a próxima grande atualização do seu sistema operativo, que chegará sob a forma de Windows 11 24H2, a Microsoft está a introduzir uma grande mudança no BitLocker, uma vez que passará a estar ativo por padrão, pelo menos na forma de criptografia do dispositivo.
O pré-requisito para isso é uma nova instalação do sistema operativo, na qual o utilizador faz login com uma conta da Microsoft ou uma conta empresarial/escolar. A chave de recuperação é, então, armazenada na conta da Microsoft ou num ID Entra. Isso significa que as contas locais não são afetadas por esta novidade.
A versão home do Windows 11 24H2 também vai receber o BitLocker e também será afetada por esta situação. Ao mesmo tempo, o BitLocker funciona em mais dispositivos porque o Modern Standby e o Hardware Security Test Interface (HSTI) deixam de ser necessários.
Na verdade, esta é uma mudança que pode ser boa para os utilizadores, pois torna o dispositivo muito mais seguro, principalmente para portáteis que às vezes se perdem. No entanto, as unidades extras não são criptografadas. Considera-se que o impacto no desempenho é mínimo para a maioria das pessoas, apesar de haver muitos relatos em contrário.
Windows 11 24H2 ainda não tem uma data exata para ser lançado
Se não quiserem a criptografia do dispositivo, ainda podem instalar a atualização, pois só funciona com uma nova instalação, e uma conta local também impede a criptografia automática durante a configuração.