Uma pequena mudança que certamente será muito bem recebida pelos utilizadores.
O Windows é o sistema operativo de desktop mais utilizado em todo o planeta. O produto desenvolvido pela Microsoft é, de facto, a escolha preferida pela maioria dos utilizadores, que deixam para segundo planos outros sistemas baseados no Linux, o macOS e até o ChromeOS. Ciente da sua posição dominante, a empresa trabalha continuamente para melhorar o seu sistema operativo, implementando uma série de inovações que, antes de possivelmente ficarem disponíveis para todos, são testadas numa fase inicial nos vários canais de desenvolvimento.
As mudanças introduzidas ciclicamente pela empresa, porém, nem sempre são funções surpreendentes, e a melhoria do sistema operativo na verdade também envolve pequenos detalhes… e é exatamente esse o caso que vemos hoje. A Microsoft parece estar a trabalhar para implementar uma pequena inovação, mas conveniente, na barra de tarefas do Windows 11.
Quem utiliza um PC com Windows conhece bem os procedimentos a seguir para adicionar software à barra de tarefas. Atualmente, é possível realizar esta operação clicando com o botão direito num aplicação já aberta na barra de tarefas em questão e escolher a opção “Afixar na Barra de Tarefas”. Em alternativa, também é possível escolher uma aplicação no menu Iniciar, novamente clicando com o botão direito do rato e escolhendo a mesma opção já citada, e a seguir reposicionar a aplicação ao seu gosto na barra inferior.
Com a mais recente novidade, um novo e simples procedimento identificado no canal Canary do Windows 11 foi partilhado na rede social X, graças ao qual os utilizadores têm disponível uma nova e conveniente funcionalidade para adicionar software à barra de tarefas.
Barra de tarefas do Windows 11 com pequena mudança
Como podem ver no vídeo partilhado, no canal de desenvolvimento já mencionado agora é possível arrastar uma aplicação do menu de pesquisa do painel Iniciar, movendo-o diretamente para a posição preferida na barra de tarefas; esta é uma espécie de evolução do que já vimos em junho (o segundo vídeo), com a função que permitia realizar a mesma operação a partir das aplicações do menu Iniciar.
Como devem ter notado, isto não é nada de revolucionário, mas sim uma pequena adição capaz de tornar o posicionamento das aplicações na barra de tarefas mais simples e imediata. Contudo, de momento não há informações sobre a possível distribuição da novidade no canal estável do Windows 11, e muito menos sobre o possível timing.