Ao contrário do que havia sido anunciado, as contas da Microsoft vão continuar a fazer logout automático.
A Microsoft causou alguma confusão com o anúncio de mudanças no comportamento do login de contas Microsoft, que atraiu bastante atenção dos utilizadores. A empresa começou por informar os utilizadores do Outlook.com que uma alteração no processo de login iria começar neste mês de fevereiro. Essa informação também foi publicada num artigo de suporte da Microsoft, mas que, entretanto, já foi removido.
Alex Simons, vice-presidente corporativo de programas de identidade e acesso à rede da Microsoft, esclareceu ao The Verge que esse anúncio foi um erro. Como tal, não haverá alterações no processo de login nas contas da Microsoft durante este mês de fevereiro, nem para contas comerciais (Microsoft Entra) nem para contas de utilizadores particulares.
A mudança originalmente planeada significava que as contas da Microsoft permaneceriam automaticamente ligadas, sem que os utilizadores fossem questionados sobre a sua permanência na sessão. Essa funcionalidade seria ativada por padrão, o que significaria que os utilizadores teriam de ter um cuidado extra para se desligar ativamente ou utilizar o modo de navegação anónima, especialmente em computadores públicos.
Até ao momento, a empresa ainda não comunicou quando é que essas mudanças serão, de facto, implementadas. Contudo, as notificações enviadas erroneamente foram retiradas, e a situação evidencia a importância de uma comunicação clara e precisa, especialmente em alterações que podem afetar a segurança das contas dos utilizadores.