Desde o lançamento do Windows 8 que a Microsoft não fazia alterações significativas no infeliz Ecrã Azul da Morte (BSOD).
A Microsoft anunciou uma alteração no famoso erro de Ecrã Azul da Morte (BSOD) do Windows 11. A infame cor azul que é acompanhada de um rosto triste e de um código QR, desapareceram, dando lugar a uma interface mais simplificada que se assemelha ao ecrã preto que aparece durante as atualizações do sistema operativo. Contudo, ainda não se sabe se esta mudança se vai manter na versão final da atualização, que pode ter a cor preta ou azul.
“Estamos a introduzir uma nova interface de utilizador mais limpa para reinicializações inesperadas, mais alinhada aos princípios de design do Windows 11 e a suportar o nosso objetivo de permitir que os utilizadores voltem à sua produtividade o mais rapidamente possível”, explicou a Microsoft. “Simplificámos a experiência, mantendo as informações técnicas apresentadas no ecrã.”
Os utilizadores do programa beta do Windows já podem testemunhar esta nova versão do Ecrã da Morte em situações mais inesperadas, onde ele aparece em verde antes da escolha final entre a cor preta ou azul. Esta mudança representa a primeira grande evolução do famoso (e infeliz) ecrã azul desde a introdução do rosto triste no Windows 8. A mensagem de erro agora inclui apenas uma frase: “O seu dispositivo encontrou um problema e precisa de ser reiniciado.”
Embora a Microsoft já tenha testado um ecrã preto em 2021, acabou por voltar ao formato azul. Agora, o redesenho pode ser a versão final do ecrã de erro do Windows 11, prevista para ser lançada na atualização 24H2.