As “ações sugeridas” do Windows 11 vão desaparecer sem explicação oficial por parte da Microsoft.
A Microsoft adicionou uma nova entrada à sua lista de recursos descontinuados do Windows. Desta vez, não se trata de algo obsoleto, mas de uma funcionalidade relativamente nova, introduzida em maio de 2022: as Ações Sugeridas.
Lançada com a compilação 25115, esta funcionalidade oferecia ao Windows 11 a possibilidade de reconhecer automaticamente números de telefone e datas no texto copiado, oferecendo atalhos para ações rápidas, como fazer uma chamada, realizar uma pesquisa na Internet ou criar um evento no calendário. Apesar da sua aparente utilidade, a Microsoft decidiu acabar com essa funcionalidade sem fornecer explicações detalhadas.
Na sua documentação oficial, a empresa afirma simplesmente: “As ações sugeridas que aparecem ao copiar um número de telefone ou uma data futura no Windows 11 estão obsoletas e serão removidas numa atualização futura.”
A data exata da remoção não foi comunicada, deixando os utilizadores com um período de tempo indefinido até que a funcionalidade seja efetivamente retirada. Esta decisão surpreendente da Microsoft de abandonar uma funcionalidade tão recente pode ser explicada pela falta de adoção pelos utilizadores.
Esta remoção junta-se a uma lista crescente de recursos recentemente descontinuados pela Microsoft, incluindo o suporte para aplicações Android, Paint 3D (ainda disponível para download separadamente), Windows Speech Recognition, a aplicação Tips, o Action Recorder e o WordPad.
É o fim das ações sugeridas no Windows 11
Para quem ainda não utiliza o Windows 11, recordamos que a Microsoft flexibilizou recentemente as condições para instalação da nova versão. Mesmo que o PC em questão não tenha um chip TPM 2.0, agora poderão atualizar para esse sistema operativo. No entanto, a Microsoft alerta que estes dispositivos não receberão atualizações de segurança, ao contrário dos computadores com suporte oficial. Se se tratar de máquinas profissionais, não é recomendada a atualização, pois os dados confidenciais poderão ficar vulneráveis a ataques de hackers.