30 anos depois, a Microsoft decide fazer mudanças.
Desta ninguém estava realmente à espera, e é um anuncio altamente inesperado. A Microsoft anunciou planos para acabar com o limite de 32GB para as partições FAT32 no Windows 11, uma restrição que existe há quase 30 anos! “Ao formatar discos na linha de comando utilizando o comando format, aumentamos o limite de tamanho do FAT32 de 32GB para 2TB”, afirmou a Microsoft numa publicação feita no seu blogue na passada quinta-feira, dia 15 de agosto.
Recorde-se que o sistema de ficheiros FAT suporta volumes até 2TB, mas, por razões obscuras, a empresa de Redmond decidiu impor um limite de 32GB na formatação de discos. Esta limitação foi inicialmente implementada durante o desenvolvimento do Windows 95, ou seja, há mais de três décadas, e que se manteve até aos dias de hoje.
Partições FAT32 no Windows 11 podem ter até 2TB de espaço
A mudança anunciada atualmente aplica-se apenas a formatações feitas a partir das linhas de comando (a caixa de diálogo de formatação existente ainda mantém o limite de 32GB), mas podemos razoavelmente esperar que, um dia, a função esteja disponível diretamente através da interface do Windows 11, embora o limite de partição para FAT32, que agora foi estendido, ainda conta com limite de 4GB para o tamanho individual dos ficheiros armazenados. Ou seja, apesar de poder ter uma partição nesse formato com 2TB, cada ficheiro pode ter, no máximo, 4GB.