Micron encerra a marca Crucial para consumo e dá prioridade à crescente procura de memória para IA

- Publicidade -

A Micron vai encerrar a marca de memórias RAM Crucial, destinada a consumidores, para canalizar a capacidade de produção e vendas de módulos destinadas a centros de inteligência artificial.

A Micron, uma das maiores fabricantes de memória RAM para consumo, anunciou que deixará de comercializar produtos da marca Crucial nesse setor a partir de março de 2026, mantendo distribuição apenas até ao término do seu segundo trimestre fiscal (fevereiro de 2026),

A marca justificou esta decisão com a necessidade de redirecionar capacidade de fabricação e a cadeia logística para clientes empresariais que procuram grandes volumes de memória e armazenamento no setor da inteligência artificial. A Micron afirma que a reorganização do seu catálogo de produtos visa, assim, alinhar recursos com o que considera serem segmentos de crescimento mais rápidos e com margens superiores, ao mesmo tempo que assegura suporte e garantias para produtos vendidos até à data-limite apresentada.

A evolução dos centros de dados impulsionada pela IA levou a um aumento da procura por memória e armazenamento. A Micron tomou a difícil decisão de sair do negócio de consumo Crucial para melhorar o fornecimento e o apoio aos nossos clientes maiores e estratégicos, em segmentos de crescimento mais rápido”, afirma Sumit Sadana, vice-presidente executivo e Chief Business Officer da Micron Technology em comunicado.

Este abandono da Crucial acontece ao fim de 29 anos no mercado de consumo, com potencial para refletir-se com efeitos imediatos numa subida de preços, à medida que a procura de módulos DDR e SSDs por parte de entusiastas, jogadores, programadores, investigadores e outros profissionais aumenta, e a oferta diminui – algo também acentuado pelo possível scalping.

Graças a uma comunidade de consumidores dedicada, a marca Crucial tornou-se sinónimo de liderança técnica, qualidade e fiabilidade em produtos de memória e armazenamento de vanguarda. Gostaríamos de agradecer aos nossos milhões de clientes, centenas de parceiros e a todos os membros da equipa Micron que apoiaram a trajetória da Crucial ao longo dos últimos 29 anos.” Agradece assim Sadana, deixando assim um vazio na indústria dos componentes de computadores para consumo, que nos últimos anos tem sido alvo de aumentos de preço, impulsionados pelos investimentos em grandes centros de dados, como aconteceu com o aumento de preço de placas gráficas na corrida das cripto-moedas e dos mal-amados NFTs.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados