Metros de Lisboa e do Porto vão ter máquinas com máscaras à venda

- Publicidade -

São soluções para quem se esquecer da máscara em casa.

Metro de Lisboa

Tal como previsto, é já a partir de amanhã, segunda-feira, dia 4 de maio, que os passageiros são obrigados a usar máscara ou viseira nos transportes públicos. Quem não o fizer arrisca-se a ter de pagar uma multa que pode ir até aos 350€.

Matos Fernandes, ministro do Ambiente, garantiu que as autoridades vão fiscalizar os cidadãos, de modo a perceber quem está a cumprir com as regras. Porém, esta não deverá ser uma tarefa nada fácil, pelo que o Governo conta com a ajuda da população em geral para que, todos juntos, possam cumprir à risca as medidas.

Assim, e no que toca aos Metros de Lisboa e Porto, fiquem a saber que as diferentes estações disponibilizarão máquinas com máscaras à venda.

“No interior dos veículos e nas estações é obrigatório o uso de equipamento de protecção individual, vulgo máscaras. A posse e a correcta utilização da máscara é uma responsabilidade individual de cada cidadão, para sua protecção e para protecção dos outros. Por forma a facilitar o acesso à sua aquisição por parte dos clientes, a generalidade das máquinas de vending disponíveis na rede do Metro do Porto dispõem de máscaras para venda. Em alguns destes pontos será igualmente possível adquirir luvas descartáveis e embalagens de álcool gel”, diz o Metro do Porto em comunicado oficial.

“Nas estações de maior procura da rede do Metro, como medida de prevenção adicional, estarão instalados dispensadores de álcool gel para higienização das mãos, que serão regularmente reabastecidos”, refere ainda a mesma nota.

No que toca ao Metro de Lisboa, a empresa referiu à comunicação social que terá um total de 84 máquinas de vending para venda de máscaras (praticamente a preço de custo), gel e luvas. Aliás, em alguns pontos será mesmo oferecido gel desinfetante.

E não se esqueçam: a validação dos passes volta a ser obrigatória.

- Publicidade -

Relacionados