Veículos do MetroBus do Porto recebem autorização para serviço comercial com passageiros

- Publicidade -

Veículos do novo sistema metroBus recebem luz verde do IMT e entram na fase final de testes antes da operação comercial.

O sistema metroBus do Porto recebeu na semana passada a homologação nacional do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, confirmando que os veículos cumprem os requisitos técnicos necessários para avançarem para operação comercial com passageiros.

A estreia do serviço depende agora da coordenação entre a Metro do Porto e a STCP. As duas entidades têm vindo a fechar os termos do Memorando de Entendimento que define o modelo de gestão do futuro Bus Rapid System, procurando assegurar um enquadramento operativo sólido antes do início da exploração.

Em paralelo, continuam os ensaios dinâmicos dos veículos, realizados para reproduzir as condições reais de circulação e aferir o comportamento do material circulante em rotina diária. Estas provas estão a ser conduzidas pela CaetanoBus, responsável pelo fornecimento dos autocarros e pelas infraestruturas de abastecimento de hidrogénio verde.

Recorde-se que o metroBus é um projeto de investimento da Metro do Porto que vem acrescentar qualidade, rapidez e grande flexibilidade ao sistema de transportes da cidade. A primeira linha, Boavista – Império, representa o compromisso com a mobilidade verde assumido pela Metro na expansão da sua rede.

Este novo modo de transporte combina a eficácia, pontualidade e fiabilidade já conhecidas do Metro com a flexibilidade e o conforto da última geração do autocarro 100% ecológico, alimentado a hidrogénio, que terá prioridade sobre todos os outros modos de transporte (através de um sistema de semaforização inteligente), um canal exclusivo (ou dedicado) e integrado no sistema de bilhética Andante.

A grande vantagem competitiva do Metrobus é a rapidez e a fiabilidade no cumprimento de horários. A ligação Boavista – Império vai demorar apenas 12 minutos e a viagem entre a Boavista – Anémona terá uma duração de 17 minutos.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados