Vão ser investidos 7,4 milhões de euros para estudar novas linhas de Metro em Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa

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Falamos, ao todo, de 37 quilómetros.

O Metro do Porto vai receber 7,4 milhões de euros para os estudos dos projetos de 37 quilómetros de novas linhas, nos concelhos de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa.

O estudo e planeamento dos quatro traçados receber um financiamento de 2,56 milhões de euros em 2024 e de 4,8 milhões de euros, em 2025, provenientes do Fundo Ambiental, uma entidade na dependência da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que tem como finalidade o apoio a políticas ambientais.

As novas linhas, que irão acrescentar 38 estações ao Metro do Porto e estarão prontas até 2030, são:

  • A Linha da Trofa — Uma linha de Metro entre o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o Muro, com cerca de 3,2 quilómetros e duas estações, e uma linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus) entre o Muro e a Paradela, com cerca de 7,3 quilómetros e cinco estações/paragens, (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela);
  • A Linha da Maia II — Uma linha de BRT ou Metro, entre Roberto Frias e o Aeroporto, com cerca de 14,3 quilómetros e 18 paragens, se for em BRT, ou 13,3 quilómetros e 16 estações, se for Metro (Os Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninho, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, HSJ II e Roberto Frias);
  • A Linha de Gondomar — Uma linha de Metro entre o Estádio do Dragão e Souto, com cerca de 6,9 quilómetros e oito estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto);
  • A Linha de São Mamede — Uma linha de Metro entre o IPO e o Estádio do Mar, com cerca de 6,6 quilómetros e oito estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).
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