Vai permitir que centenas de milhares de pessoas possam aceder ao Hospital de Gaia em muito melhores condições.
No passado dia 8 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, visitou alguns dos trabalhos em curso no âmbito da extensão da Linha Amarela do metro em Gaia.
Acompanhado do presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, o autarca testemunhou que as obras prosseguem a um ritmo alucinante, sendo já visíveis, em vários locais, alguns dos elementos definitivos que assinalam uma obra de enorme importância para o concelho e para os Gaienses.
A partir do início de 2024, o metro passará a circular até Vila d’Este, onde chegará vindo de Santo Ovídio, Manuel Leão e Hospital de Gaia. A Metro do Porto prevê realizar os primeiros testes nas novas estações nos primeiros dias do ano, seguindo-se o início da operação ainda no primeiro trimestre de 2024.
Mais recentemente, também o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou as obras do metro junto ao Hospital de Gaia, tendo ficado satisfeito por esta ampliação da Linha do Metro do Porto ir permitir “a centenas de milhares de pessoas, utentes e profissionais, acederem ao Hospital de Gaia em muito melhores condições”.
“Com esta Linha Amarela até Vila d’Este e a Linha Rosa em construção no Porto vamos ter todos os hospitais do Grande Porto ligados pelo sistema de metro. Já temos o Hospital de S. João e o Hospital de Matosinhos, vamos passar a ter o Hospital de Gaia e, uns meses depois, o Hospital de Santo António”, realçou Manuel Pizarro.