Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 144 unidades.
A Metro do Porto adjudicou recentemente a aquisição de 22 novas unidades de comboios CRRC, num investimento de 69,5 milhões de euros. O contrato, resultado de um concurso público internacional, é cofinanciado pelos programas Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental. O reforço da frota tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade, sendo particularmente importante no contexto da construção da nova Linha Rubi (H), cuja entrada em operação está prevista para 2026. Este aumento da frota visa garantir a capacidade necessária para a nova linha, que terá 6,3 quilómetros de extensão, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio.
Os novos veículos da Metro do Porto serão fornecidos pela CRRC TANGSHAN, o maior fabricante ferroviário mundial, e são destinados à Linha Rubi. Cada unidade terá capacidade para 244 passageiros, sendo 64 lugares sentados. As novas composições chegarão ao Porto antes da inauguração da linha, com a previsão de entrega a partir do final de 2026, ao ritmo de três unidades por mês. Para além das 22 unidades adjudicadas, o contrato prevê ainda a possibilidade de aquisição de até 10 unidades adicionais, caso se revele necessário.
O design das novas composições foi desenvolvido em colaboração com a AlmaDesign, uma empresa portuguesa, e combina funcionalidade com uma estética moderna e atraente. A construção em alumínio e as estruturas de deformação com resistência ao impacto asseguram elevados padrões de segurança. As unidades estarão equipadas com tecnologia de ponta, incluindo sistemas de iluminação LED, câmaras de vigilância, sistemas anticolisão, deteção de obstáculos e deteção de incêndios, promovendo um ambiente operacional mais seguro.
O interior das novas unidades foi planeado com foco no conforto dos passageiros e na acessibilidade. Com sete portas duplas de cada lado, as composições permitem um embarque e desembarque rápidos e eficientes, favorecendo a fluidez do serviço e a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. A utilização de luz natural, os sistemas de ventilação e a presença de painéis multimédia e informações dinâmicas asseguram uma experiência de viagem mais confortável e agradável. Para além disso, será possível transportar bicicletas e bagagens, mantendo a qualidade do serviço prestado.
A cabine de condução também foi cuidadosamente projetada, oferecendo condições de trabalho otimizadas para o maquinista. O posto de comando, através de um design ergonómico, permite uma postura saudável e reduz a fadiga, ao mesmo tempo que assegura visibilidade total, tanto para o condutor como para a segurança dos passageiros e peões. A cabine contará ainda com sistemas de controlo climático personalizados, iluminação ajustável e câmaras exteriores, reforçando tanto a segurança como o conforto da operação.
Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 144 unidades.