Metro de Almada também já permite o pagamento por contactless

- Publicidade -

O Metro de Almada segue outras operadoras da Área Metropolitana de Lisboa e já aceita cartões contactless físicos e virtuais.

Já está disponível uma nova forma de pagamento nas viagens do Metro de Almada, que passa a aceitar cartões bancários contactless – físicos ou virtuais – como alternativa à aquisição tradicional de bilhetes. Esta nova funcionalidade permite aos passageiros validar a entrada nos transportes com um simples toque, sem necessidade de recorrer a máquinas de venda ou pontos de carregamento.

A inovação surge no seguimento do esforço de modernização da rede de transportes da Margem Sul, aproximando o sistema de mobilidade local das soluções já em uso noutros pontos da Área Metropolitana de Lisboa. O modelo, que já estava implementado no Metro de Lisboa, na Carris e na linha ferroviária da Fertagus, começa agora a integrar o quotidiano dos utilizadores da MTS (Metro Transportes do Sul).

De acordo com o comunicado oficial da empresa, o objetivo passa por simplificar o acesso ao transporte público e eliminar obstáculos associados à compra de bilhetes, proporcionando uma experiência mais cómoda e rápida. O sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa americana Shift4, especializada em processamento de pagamentos, e com as tecnológicas Axians e Monet+, responsáveis pela integração da solução nas infraestruturas existentes.

O metro de Almada torna-se, assim, o quarto operador da região de Lisboa a adotar este tipo de pagamento. A medida acompanha também os avanços anunciados recentemente pela Carris Metropolitana, que começou a implementar o contactless em algumas das suas carreiras na Margem Sul. Atualmente, este método pode já ser utilizado, por exemplo, na linha 3001 entre o Cristo Rei e o terminal de Cacilhas, e na linha 3710 que liga a Costa da Caparica ao Areeiro, em Lisboa. A intenção é que a cobertura seja alargada de forma faseada a toda a rede.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados