Meta está a colocar fotos geradas por IA e fotos reais retocadas por Photoshop na mesma categoria.
Nas últimas semanas, muitos fotógrafos e criadores de conteúdo no Instagram reclamaram do novo rótulo de Inteligência Artificial criado pela Meta. Até então, essa etiqueta identificava fotos criadas com recursos IA (ou seja, com a inteligência artificial a criar a imagem). Mas agora, até mesmo fotos que tenham sido retocadas de uma forma muito básica (mudança de cores, filtros, por exemplo) por humanos, ou até sem recurso às novas técnicas, estão a ser identificadas com esta tag “AI info”.
Esta etiqueta está a ser considerada por muitos como “abusiva”, uma vez que distorce o trabalho de fotógrafos reais, colocando as suas criações no mesmo nível das imagens geradas pela IA. E como seria de esperar, a situação tem sido alvo de muitas discussões nas rede sociais. A tecnologia necessária para identificar modificações de IA não mudou desde o seu lançamento, mas agora, o rótulo exibe uma Meta AI muito sóbrio, evitando assim a expressão “Feito com IA”, que coloca tudo na mesma categoria.
Rotulo de IA do Instagram foi mudado
A Meta usa sempre informações de padrões técnicos de metadados, como C2PA e IPTC, que incluem informações sobre o uso de ferramentas de IA. Embora menos controversa, a nova formulação ‘Meta AI’ não é ideal, já que não sabemos se uma determinada imagem renderizada de forma realista foi gerada por uma IA ou se é uma fotografia real retocada utilizando software dedicado como o Photoshop.