As medidas reforçadas da Meta aumentam a proteção dos menores na rede social e facilitam a denúncia de comportamentos abusivos na plataforma.
A Meta anunciou um conjunto de melhorias na segurança do Instagram, com destaque para uma nova funcionalidade que permite denunciar e bloquear contas problemáticas ao mesmo tempo. A medida surge no seguimento dos esforços da empresa para criar um ambiente digital mais seguro, sobretudo para os utilizadores mais jovens.
De acordo com os dados divulgados pela Meta, apenas no mês de junho, mais de um milhão de contas do Instagram foram bloqueadas e denunciadas por adolescentes após receberem alertas de segurança. No mesmo período, um novo aviso de localização — concebido para alertar os jovens quando interagem com desconhecidos em áreas sensíveis — foi exibido um milhão de vezes, levando 10% dos utilizadores a procurar mais informações sobre proteção online.
Outra funcionalidade destacada foi o sistema de proteção contra o envio de imagens íntimas não solicitadas, que permanece ativo em 99% das contas. Em junho, cerca de 40% das imagens recebidas por mensagem direta foram automaticamente desfocadas. Já em maio, 45% dos utilizadores optaram por não reencaminhar conteúdos desfocados depois de serem alertados pelo sistema de segurança.
As contas que são geridas por adultos, mas associadas a crianças, passam agora a estar automaticamente sujeitas a definições de segurança mais rigorosas. Estas incluem bloqueios automáticos a mensagens e comentários indesejados, além de alertas sobre configurações de privacidade dirigidos aos responsáveis. A visibilidade destas contas também será restringida para adultos com comportamentos considerados suspeitos, como forma preventiva de limitar interações de risco.