Mercadona já é considerada a segunda empresa com melhor reputação no seu setor em Portugal

- Publicidade -

E isto em apenas quatro anos de existência no nosso país.

Falar da Mercadona é falar de uma cadeia espanhola que tem vindo a conquistar os portugueses desde 2019. Afinal de contas, quando ainda não existia nenhuma loja da empresa em Portugal, muitos portugueses, quando iam de férias para a zona de Monte Gordo, aproveitavam e pegavam no carro para uma curta viagem para Ayamonte. Aliás, ainda o fazem, até porque, até à data, ainda não existe nenhum supermercado Mercadona no Algarve. Mas esse é um assunto para outro dia.

A Mercadona faz muito sucesso com os seus produtos, é certo, e quem passa por lá deixa-se conquistar pela secção de limpeza, pela secção de cuidados do corpo… e pela secção dos chocolates, que são deliciosos. E isto sem esquecer a secção do pronto a comer, que tem sempre imensos pedidos.

Ora, há motivos para celebrar. A Mercadona está entre as empresas mais conceituadas de Portugal de acordo com o “Ranking de Empresas com melhor reputação 2023“, elaborado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa – MERCO. Especificamente, a empresa ocupa a segunda posição no setor da Distribuição Generalista e a oitava no ranking geral.

Quer isto dizer que a empresa surge, isto no ranking geral, atrás do Grupo Nabeiro (Delta Cafés), EDP, Sonae, IKEA, Galp, Jerónimo Martins e Microsoft. No seu setor, o da Distribuição Generalista, a Mercadona somente é ultrapassada pela Jerónimo Martins, ultrapassando nomes como Lidl, Continente, El Corte Inglés e Grupo Auchan.

Na verdade, a subida da Mercadona neste ranking foi galopante, uma vez que, em 2022, estava no 19º lugar. Já no seu setor, no ano passado encontrava-se em 4º lugar.

Para a elaboração destes rankings, o MERCO contou com a participação de mais de 53.000 pessoas de diferentes áreas. Estes incluem executivos de empresas, analistas financeiros, académicos, associações de consumidores, ONG, sindicatos, jornalistas, associações de consumidores e cidadãos.

Estes avaliam as diferentes empresas e líderes incluídos numa lista preliminar de acordo com variáveis reputacionais relacionadas com os resultados económicos, a qualidade da oferta comercial, o espírito inovador, a gestão de talentos, o comportamento ético e a responsabilidade corporativa e reputação.

O MERCO – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa é o monitor corporativo de referência na América Latina que avalia a reputação das empresas desde 2000. É um instrumento de avaliação reputacional lançado em 2000, baseado numa metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais de vinte fontes de informação.

É o primeiro monitor auditado no mundo, em que o acompanhamento e a verificação do seu processo de produção e resultados passam por uma revisão independente da KPMG.

Entretanto, a Mercadona irá inaugurar, a 16 de novembro, a sua terceira loja em Braga.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados