A primeira loja Mercadona em Lisboa poderá surgir no Lumiar

- Publicidade -

A Mercadona confirma o interesse, mas não admite que esta possa ser a primeira loja na capital portuguesa.

Em 2016, a Mercadona iniciou o seu processo de internacionalização em Portugal, com a sociedade Irmãdona, a “irmã da Mercadona” e, três anos depois, em 2019, inaugurou a sua primeira loja no país vizinho. Um ambicioso projeto que não tem parado de crescer e que, em apenas seis anos, atingiu um total de 39 supermercados, após ter inaugurado 10 durante os últimos 12 meses, o que lhe permite ter presença, em 2022, em nove distritos: Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria e Lisboa.

Em 2023, essa expansão além norte continuará, com a inauguração de um total de 10 novas lojas. Sabemos a localização de 9 das 10 novas lojas: Massamá, Alverca, Torres Vedras, Gondomar, Marco de Canaveses, Lousada, Figueira da Foz, Corroios e Mercês. A empresa continua ainda com várias vagas em aberto.

Para este ano, a cadeia espanhola irá investindo 280 milhões de euros em Portugal. Esses milhões serão utilizados para a abertura de novos supermercados no centro e sul do país e para a construção, reforma e ampliação dos seus blocos logísticos. Por aqui podemos desde já destacar o novo bloco logístico em Almeirim (Santarém), que deverá estar operacional durante 2024. Ao todo, a Mercadona prevê investir 225 milhões de euros neste bloco e criar 500 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade.

Mas tudo isto já tinha sido divulgado. E como o ano passa a correr, é necessário pensar nos anos seguintes. Ora, pode estar para 2024, ou 2025, a chegada da Mercadona a Lisboa, com aquela que poderá ser a primeira loja da cadeira espanhola na capital portuguesa.

O interesse não é de agora. De acordo com o ECO, a Irmãdona Supermercados tinha submetido, em março de 2021, à Câmara de Lisboa, uma proposta para obras de ampliação nos pisos -1 e 0 de um edifício destinado a comércio e serviços. Essas obras seriam “essencialmente obras interiores”, deixando o edifício com uma área comercial de 3.422 m2. Dois anos depois, há novidades do processo.

Segundo a mesma fonte, o município aprovou esta quarta-feira um “parecer favorável condicionado de pedido de informação prévia para viabilidade de obras de alteração” num edifício localizado na Quinta do Lambert, na freguesia do Lumiar. Ao que consta, este imóvel abrange as ruas Agostinho Neto e Amílcar Cabral, porém, o parecer está condicionado à “formalização subsequente de dois pedidos de licenciamento”.

Mercadona confirma interesse, mas não confirma que esta será a primeira loja na capital

Contactada pelo mesmo site, fonte oficial da Mercadona admitiu que o espaço em questão “faz parte dos estudos” que a empresa leva a cabo em todo o país, até porque o objetivo é abrir mais e mais lojas.

Esta questão da primeira loja da Mercadona em Lisboa tem sofrido alguns atrasos. Em março de 2022, durante a apresentação anual das contas da companhia, Juan Roig, CEO da Mercadona, referiu que a marca iria entrar com uma loja na capital portuguesa em 2023. Porém, e já em janeiro passado, a diretora de Relações Institucionais da Mercadona, Inês Santos, avançou em entrevista ao Dinheiro Vivo que a abertura de uma loja na cidade não estava, para já, nos planos.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados