Existem várias medidas, entre as quais evitar o excesso de stock em armazéns e lojas.
Hoje em dia, as grandes superfícies comerciais estão mais atentas, ou pelo menos é isso que nos querem fazer entender, à problemática do desperdício alimentar. E a verdade é que, desde que a Too Good To Go chegou a Portugal, este tema tem estado cada vez mais presente nas nossas vidas.
São muitas as iniciativas. Ao já conhecido desconto de 25-30-50% de produtos cujo prazo de validade está perto de acabar, os supermercados vendem pão do dia anterior a metade do preço, vendem boxes com 5kg de frutas e legumes em bom estado de consumo, dão excedentes a associações como a ReFood e, claro, trabalham em parceria com a Too Good To Go – pelo menos no caso do Continente, Auchan e Minipreço.
As medidas multiplicam-se, é certo, mas e no que toca à Mercadona, cadeia de supermercados que somente está em Portugal desde 2019? Ora, e apesar de não vender caixas de frutas e legumes, nem de colaborar com a Too Good To Go ou Phenix, a verdade é que a empresa espanhola tem a sua própria forma de atuar.
São cinco as medidas da Mercadona contra o desperdício alimentar:
- Regular os pedidos para evitar excesso de stock em armazéns e lojas. A empresa realiza pedidos diariamente aos fornecedores e armazéns desde as suas lojas, ajustados à previsão de vendas para evitar que haja excesso de stock ou acumulação de produtos na loja.
- Não há ofertas ou promoções. A Mercadona incentiva o consumo responsável, o que ajuda a ajustar as compras às reais necessidades das famílias e, assim, evitar o desperdício.
- Ajustar o preço dos produtos com data de validade próxima. A Mercadona incentiva à compra de produtos frescos excedentários e próximos do prazo de validade, ajustando o seu preço.
- Doações para entidades sociais. A empresa colabora com mais de 650 entidades sociais em Portugal e Espanha, às quais entrega diariamente excedentes não vendidos e perfeitamente aptos para o consumo.
- Utilização de produtos não adequados para venda. Os produtos impróprios para venda ou doação a entidades sociais são entregues a gestores autorizados que os transformam em ração animal, fertilizante ou energia.
De resto, e quanto a novas aberturas, recorde-se que é a 4 de outubro que a Mercadona abre uma nova loja em Gondomar. No mesmo mês, no dia 19, é a vez da Mercadona Tapada das Mercês começar a funcionar. Já em novembro serão inauguradas lojas em Torres Vedras, Alverca (Vila Franca de Xira) e Braga.