Inicialmente, o plano passava por fazer nascer a Mercadona Moita ao lado do Lidl, mas a verdade é que o supermercado vai ver a luz do dia na Quinta da Fonte da Prata.
É verdade que o verão ainda não acabou, mas já não falta muito para 2025 chegar ao fim. Isso significa, portanto, que o plano de expansão da Mercadona para este ano ainda não terminou, faltando lojas em Leiria – inaugura a 11 de setembro, Lisboa, Loures, Penafiel, Matosinhos, Porto e Palmela, indo encerrar o ano com um total de 70 supermercados a funcionar em território nacional.
Mas como é óbvio, a expansão não ficará por aqui. Por exemplo, fala-se que a marca espanhola irá abrir um supermercado no Algarve, mais especificamente no Nova Retail Park, em Portimão, embora tal não esteja ainda confirmado. Já para Vila Real, está também em curso um projeto para a abertura de uma loja no município, mas ainda não tem data de inauguração prevista. E mais recentemenete ficámos a saber que a cadeia espanhola vai também chegar a Castelo Branco. Além disso, estão confirmadas lojas na Covilhã e Viseu, ambas de portas abertas em 2026.
Há, no entanto, uma localização que tem demorado mais tempo que o previsto: Moita. Inicialmente, o plano passava por construir uma loja que ficaria localizada bem perto da estação de comboios, ao lado do Lidl. No entanto, as obras acabaram por parar completamente, tudo porque, e alegadamente, os donos do terreno reclamavam uma indemnização. Com isto, a própria Mercadona foi dizendo nas redes sociais que não dispunha de “informação de abertura de uma das nossas lojas na Moita”.
Já em abril, o Presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, anunciou em reunião pública da Câmara que a Mercadona iria mesmo instalar-se no concelho da Moita. No entanto, e até meados de julho, a empresa espanhola continuava sem confirmar uma loja na zona.
Mas a situação mudou. Esta semana, a Mercadona já deu uma resposta diferente: “Ainda não temos uma data concreta, mas prevemos abrir a nossa loja na Moita no decorrer de 2026.” E, tal como o Echo Boomer chegou a avançar, a nova localização escolhida é a Quinta da Fonte da Prata, em frente ao restaurante Panda.
Aliás, quem passar pela zona irá reparar que já está colocada a lona a anunciar a chegada iminente da Mercadona à Moita. Portanto, espera-se uma abertura algures em 2026. Resta saber exatamente quando.