Mercadona anuncia aumento salarial de 8,5% para todos os colaboradores em 2025

- Publicidade -

E há também um prémio extra equivalente a um salário mensal para funcionários com pelo menos um ano de serviço.

A Mercadona anunciou um aumento salarial de 8,5% para todos os seus funcionários, uma medida destinada a melhorar o poder de compra da equipa. A atualização entrará em vigor já nos salários de janeiro de 2025 e abrange mais de 100.000 trabalhadores distribuídos entre Portugal e Espanha. Este aumento supera o ajuste anual habitual, que é baseado no Índice de Preços no Consumidor (IPC), integrando agora uma percentagem extra que eleva o incremento total para 8,5%.

Com esta revisão, os salários iniciais na Mercadona passam a ser de 1.247€ brutos mensais durante o primeiro ano (incluindo duodécimos), valor que representa 23% acima do Salário Mínimo Nacional (SMN). Após quatro anos de serviço, o vencimento sobe para 1.705€ brutos mensais, situando-se 68% acima do SMN.

Além do aumento salarial, a empresa reforça a política de partilha de lucros, introduzida pelos acionistas em 2001, com a atribuição de prémios adicionais. Estes prémios incluem o tradicional bónus de desempenho, condicionado ao cumprimento de metas anuais, e, este ano, um prémio extra equivalente a um salário mensal, a ser pago em março. Funcionários com pelo menos um ano de serviço recebem um salário adicional, que pode ascender a dois salários após quatro anos de antiguidade.

A Mercadona garante contratos efetivos desde o primeiro dia para todos os trabalhadores e implementa um modelo de progressão salarial dividido em cinco níveis, alcançados no máximo em cinco anos. Cada subida de nível implica um aumento de 11% no vencimento, ao qual será agora aplicado o novo ajuste de 8,5%. Assim, quem progredir de nível poderá beneficiar de uma atualização acumulada de cerca de 20%.

De resto, relembrar que, para 2025, a cadeia espanhola tem preparadas várias aberturas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados