A espera terminou.
O histórico Mercado do Bolhão torna hoje a abrir as suas portas à cidade, colocando um ponto final na espera. O tão aguardado reencontro dos portuenses e visitantes com o mercado assinala-se nesta quinta-feira, após mais de quatro anos de obras de renovação.
Um trabalho de relojoaria transformou o espaço por completo, mantendo contudo a “alma” de sempre. A tradição do Bolhão vai continuar a ser o que era: o mercado de frescos continuará a ser o protagonista deste edifício emblemático da cidade, que terá um total de 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, acomodando 87 comerciantes históricos.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição, “protetora dos comerciantes”, já aguarda por eles no nicho da entrada principal do Bolhão, na Rua Formosa. Os clientes e visitantes juntam-se à festa a partir desta quinta-feira.
Construído no início do século XX e inaugurado em 1914, no início da I Guerra Mundial, o Mercado do Bolhão está classificado como imóvel de interesse público desde 2006. O edifício de arquitetura neoclássica ocupa um quarteirão inteiro no centro do Porto.
Foto de: Filipa Brito