Os primeiros Chromebooks equipados com o novo MediaTek Kompanio Ultra deverão ser anunciados nas próximas semanas.
A MediaTek anunciou oficialmente o seu novo chip Kompanio Ultra, destinado a ser utilizado em Chromebooks topo de gama, já que conta com desempenho de IA de 50 TOPS. O novo SoC conta com um NPU de 8ª geração e é fabricado utilizando um processo de 3nm com uma estrutura “All Big Core” com um núcleo de alto desempenho da série ARM Cortex-X925 com velocidade máxima de clock de 3,62GHz.
O seu processador conta com um total oito núcleos, em que o núcleo principal é acompanhado por três núcleos ARM Cortex-X4 e quatro núcleos ARM Cortex-A720, bem como pelo GPU Immortalis-G925 MC11, que suporta produção de imagens em tempo real com Ray Tracing. O MediaTek Kompanio Ultra foi também concebido para competir com os chips Snapdragon correspondentes, e segundo a MediaTek, trabalharam em estreita colaboração com a Google para garantir que o novo processador fosse compatível com os mais recentes dispositivos da linha Chromebook Plus. Por esse motivo, o novo Kompanio oferece um desempenho multi-thread de topo, o que pode ser útil para edição de vídeo ou até para jogos em altas resoluções.
O Kompanio Ultra deverá contar com a capacidade de alimentar dois monitores 4K externos, e poder suficiente para jogar a 60 fps, sempre com uma autonomia que pode chegar às 20 horas, embora isso dependa também dos outros componentes. O chip suporta memória RAM LPDDR5X com velocidades de até 8.533 Mbps, o Wi-Fi 7 e o Bluetooth 6.
O MediaTek Kompanio Ultra também pode lidar de forma eficiente com codec de vídeo AV1, e espera que os primeiros Chromebooks baseados neste chip sejam colocados à venda “nos próximos meses”.